Cultura & Lazer Titulo
Faroeste invade tela da Globo nesta segunda
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
03/10/2005 | 08:18
Compartilhar notícia


Mocinhos, bandidos, xerifes, donzelas e outros personagens típicos do gênero western tomam de assalto nesta segunda-feira as telas de TV de milhões de brasileiros, com a estréia da nova novela das sete na Rede Globo, Bang Bang, de Mário Prata. Em um tom cheio de irreverência e próximo do surrealismo, este faroeste caboclo, que também leva as assinaturas do diretor de núcleo Ricardo Waddington e do diretor geral José Luís Villamarin, conta a história de Albuquerque, uma típica cidade do velho oeste do final do século XIX, que carrega na lembrança uma chacina ocorrida vinte anos antes.

As primeiras cenas de Bang Bang foram gravadas no Deserto de Atacama, no Chile, em três locações: na trilha próxima à estrada de São Pedro de Atacama, em outra estrada que liga a cidade ao município vizinho de Calama e no Vale da Lua. Em São Paulo, a equipe da novela gravou em Campinas, aproveitando as imagens de um trem da época em que se passa a trama. No Rio de Janeiro, a equipe de produção construiu, em Angra dos Reis, as cidades cenográficas de Albuquerque e Santa Fé.

O enredo da novela tem como personagem principal Ben Silver (Bruno Garcia), que perde a família ainda menino e retorna ao local à procura de justiça. Mas o destino prega uma peça e o coloca entre o amor, encarnado por Diana (Fernanda Lima), e o plano há muito traçado, pois ela é filha do mandante daquela chacina.

Antes da tragédia, Paul Bullock (Mauro Mendonça) e o xerife John McGold (Tarcísio Meira) eram sócios. Naquele tempo, criavam gado e seria difícil imaginar que se tornariam grandes inimigos. Duas décadas depois, Albuquerque vive dominada por estas duas famílias rivais: os Bullock, criadores de gado, e os McGold, donos de uma mina de ouro.

O xerife, que também foi atingido pela tragédia – já que um dos tiros deixou sua filha Dorothy McGold (Cris Bonna) inválida em uma cama –, mantém a crença na justiça até o último dia de sua vida. Prestes a se aposentar, John é novamente vítima de Joe Wayne (Jesse Valadão), o bandido que comandou a chacina. Ao sair da prisão, Wayne trava um duelo fatal com o xerife, que culmina com a morte de McGold.

Apesar de tanta violência, a novela abusa do bom-humor (especialidade de Prata) e reúne um elenco curioso (ver principais personagens no quadro), com artistas como Sidney Magal, o titã Paulo Miklos, a VJ Fernanda Lima, o cantor Luiz Melodia e o próprio Valadão, ícone das pornochanchadas dos anos 70. Não deixa de ser curiosa também a participação do ator Gulherme Fontes, que interpreta justamente um contador, Jeff Wall Street. Há cerca de três anos, o Ministério da Ciência e Tecnologia cobrou judicialmente sua empresa, após ter detectado irregularidades nas prestações de contas de empréstimos para o filme Chatô, que nunca foi concluído.

Quem é quem

Os McGold:

John McGold (Tarcísio Meira) – Xerife de Albuquerque e ponto de equilíbrio da cidade e da família. Foi sócio de Bullock, hoje seu inimigo. Ficou com uma pequena gleba de terra, onde há uma mina de ouro. No começo da história, trava um duelo com o pistoleiro Joe Wayne (Jece Valadão).

Miriam Viridiana McGold (Joana Fomm) – Uma mulher forte que, ao ficar viúva de John McGold, tenta assumir as rédeas da cidade e da família. Será uma espécie de conselheira da população carente e buscará unir forças para pagar as dívidas deixadas pelo marido.

Ursula Lane (Marisa Orth) – Filha mais velha de John e Viridiana. É a grande beata da cidade, líder da comunidade religiosa. Mora com o marido Aquárius e a filha Penny Lane na fazenda dos McGold. Criou Catty (Fernanda de Freitas) , sua sobrinha, mulher aparentemente sem-graça, mas que esconde desejos ardentes.

Aquárius (Ney Latorraca) – Marido de Úrsula e pai de Penny Lane. Cientista sonhador, sempre às voltas com suas invenções. Aquariano, acredita estar vivendo cem anos à frente de seu tempo. Entre um projeto e outro, leva palestrantes para a cidade como Marx, Freud e Santos Dumont.

Dorothy (Cris Bonna) – Filha de McGold e Viridiana. Foi uma das grandes vítimas da chacina ocorrida 20 anos atrás: os disparos a deixaram inválida em uma cama. Hoje, com uma vida vegetativa, está sob os cuidados da filha Catty e do marido Dong-Dong - isto, claro, quando ele consegue ficar sóbrio.

Dong-Dong (Jairo Matos) – Desde o acidente com sua mulher Dorothy, começou a beber. Em determinado momento, encontrará o diário dela e morrerá de ciúmes das aventuras da amada. Ele lerá para a esposa os escritos que o deixarão em constante oscilação.

Penny Lane (Alinne Moraes) – Filha de Úrsula e Aquárius, Penny é uma menina moderna e culta. Formou-se em física avançada na capital e traz idéias novas para Albuquerque. Vai namorar Neon, filho de Bullock, considerado um péssimo elemento por sua mãe.

Os Bullock:

Paul Bullock (Mauro Mendonça) – Vilão de marca maior. Depois da morte de McGold, tenta expulsar os colonos das terras para criar mais gado e pôr o trem, valorizando sua propriedade. Viúvo, é apaixonado pela filha Diana e a morte de sua mulher é um mistério.

Diana (Fernanda Lima) – Filha de Bullock e irmã de Neon. Ajuda o pai na fazenda e deixa muito homem de queixo caído. É linda, íntegra e durona. Veste-se como cowboy. Vai se apaixonar por Ben Silver, com quem formará o principal casal da novela, mas numa relação conflituosa.

Neon (Guilherme Berenguer) – Um rapaz moderno, que usa brinco e tem uma imensa tatuagem nas costas. Foi estudar agronomia e pecuária na capital, mas voltou formado em canto e dança, para desespero de seu pai Bullock. Os atritos com o vilão são muitos e serão agravados quando Neon se apaixonar pela bela Penny Lane, uma McGold. A única que parece apoiá-lo em casa é sua irmã Diana, com quem troca confidências.

Amigo da família:
Jeff Wall Street (Guilherme Fontes) – Contador de Bullock, é um almofadinha para lá de esperto. Sua meta é se casar com Diana e ficar com toda a fortuna do vilão. Durante a novela, trará uma série de novidades para Albuquerque. Estará por trás da construção do banco e da vinda das meninas de Vegas Locomotiv para a cidade.

Os Colonos:

Violeta Bolívar (Angelina Muniz) – Esposa de Javier e mãe de Pablito e Mercedita. Trabalha como empregada na casa dos Bullock e gosta muito de Diana. Quando Ben Silver chega ferido, cuida dele e não demora a descobrir que é o filho desaparecido de seus amigos Pepe e Lucy Silver.

Javier Bolívar (Genésio de Barros) – Homem com ideais igualitários, embora sem muita esperança. É adepto do pacifismo e tenta convencer Ben Silver a não se vingar de Bullock. Vive com a mulher Violeta e os filhos Pablito e Mercedita e tem o grande sonho de ver o mar. Constrói um barco no quintal de casa.

Turma do Saloon:

Kid Cadillac (Paulo Miklos) – É um grande bandido, conhecido por sua mira perfeita e sem caráter algum. Começa a novela preso e praticamente aposentado, mas será um personagem fundamental na instalação da balbúrdia em Albuquerque.

Jack Label (Maurício Pereira) – Barman dedicado, fica sempre do lado dos clientes, não importa se são bandidos ou mocinhos, mas desde que sejam bons fregueses.

Harold (Ricardo Tozzi) - Médico, é amigo de Charles e forma com ele uma dupla de intelectuais "de esquerda". É o doutor que cuida de Dorothy e será também psicanalista.

Charles Muller (Cássio Nascimento) - Jornalista e editor da Gazeta de Albuquerque. Jovem sonhador que traz idéias democráticas para a cidade e lutará

contra a ferrovia e a desapropriação geral.

Os Forasteiros:

Ben Silver (Bruno Garcia) – O herói da história é filho de um casal de colonos. Jovem contido, de uma mira certeira. Sempre carregou no peito o desejo de vingança. Ainda menino, viu a família ser dizimada em Albuquerque e retorna à cidade para se vingar do mandante da chacina: Paul Bullock. Mas se apaixona pela filha do inimigo e precisa escolher entre o amor e o plano há muito traçado.

Gógol (Marco Ricca) – Malandro profissional, oficialmente, apresentava-se como "vendedor", mas perdeu tudo no pôquer. Assume a identidade do morto que iria se tornar xerife na cidade.

Turma do Hotel:

Henaide (Evandro Mesquita) – É o conhecido bandido Billy The Kid, que vive em Albuquerque disfarçado de mulher. Junto com o parceiro Jesse James forma a dupla de irmãs mais queridas da cidade: as Naides.

Zorroh (Sidney Magal) – Depois de aposentado, Zorro abre uma barbearia e coloca um "h" no nome por recomendação de uma numeróloga.

Tonto (Eliezer Motta) - Um índio típico, que carrega na cabeça uma pena para lá de antenada. O acessório funciona como uma espécie de alerta e fica ereto quando sente algum perigo. Trabalha com Zorroh.

Denaide (Kadu Moliterno) – Irmã de Henaide, mantém com ela o único hotel da cidade. Parecem duas senhoras solteironas, mas são dois bandoleiros disfarçados. Denaide é o famoso Jesse James e, quando não está sendo visto por ninguém, engrossa a voz e comenta sobre as mulheres.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;