Diarinho Titulo Notícias da semana
Região deve vacinar todos adultos até setembro

Prazo é superior ao estipulado pelo Estado, que planeja concluir imunização em 20 de agosto

Por Do Diário do Grande ABC
24/07/2021 | 23:59
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


No ritmo atual da campanha de vacinação contra a Covid-19, o Grande ABC não vai conseguir cumprir o planejamento do Estado de imunizar com a primeira dose todos os adultos até 20 de agosto. Nos 20 dias iniciais de julho foram ministradas, em média, 14.002 doses iniciais por dia, 32% a menos do que as 20.710 a cada 24 horas dos últimos 20 dias de junho. Com isso, seriam necessários mais 48 dias para proteger os 672 mil moradores com mais de 18 anos que ainda não foram contemplados, ou seja, a meta só seria alcançada no dia 7 de setembro.

A diminuição do número de aplicação da primeira dose está diretamente relacionada com a necessidade de ministrar o reforço em quem recebeu imunizantes da Astrazeneca e da Pfizer a partir de abril. Como não há como estender o prazo de três meses para a segunda dose, os municípios precisam dividir os fármacos recebidos. Isso fica claro quando é comparado o número total de vacinas aplicadas nos primeiros 20 dias de julho, que é de 21.167, com as 21.499 do mesmo período de junho.


Inscrições para o Desafio de Redação entram na reta final

Prazo para participar do concurso que vale duas bolsas universitárias acaba em um mês
Falta exatamente um mês para o término das inscrições para o Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário e pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

Os textos devem abordar o tema A Ciência como Luz na Escuridão. Interessados em concorrer aos prêmios podem fazer suas matrículas por meio do hotsite www.dgabc.com.br/desafioderedacao. Ninguém paga nada para participar.

A 15ª edição do concurso foi lançada no dia 25 de maio com diversas novidades. Neste ano, além dos alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do médio e professores, moradores da região que tenham ensino superior completo também podem concorrer às premiações.

As redações primeiras colocadas entre alunos do 3º ano do médio e dos já graduados renderão bolsa de estudos na USCS – no segundo caso, de pós-graduação. Os vencedores das demais categorias serão agraciados com notebooks, TVs e tablets.


Instituto Butantan cria programação de férias on-line

O Centro de Desenvolvimento Cultural do Instituto Butantan, na Capital, preparou série de atividades on-line divertidas para aproximar público da ciência durante período de férias escolares. Programação segue até sexta-feira.

O ‘Férias no Butantan’ vai realizar tours virtuais pelo instituto para explorar os prédios de arquitetura tombada da unidade, bem como visitas às fábricas de produção de vacinas. Toda família também pode acompanhar lives com pesquisadores sobre como foi criada a primeira vacina e também uma demonstração de como é feita a extração do veneno da jararaca.

As atividades serão realizadas de forma on-line pela plataforma Zoom, com horários definidos para cada evento e, em alguns casos, limite de público. Haverá tradução em Libras em todas as transmissões e algumas irão conceder certificados.

A programação completa do projeto, os links para os eventos on-line e os formulários de inscrição podem ser acessados no site do instituto, em www.butantan.gov.br. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;