Política Titulo
Saulo Benevides estuda abrir processo no TRE
Por Cynthia Tavares
Especial para o Diário
21/01/2011 | 07:27
Compartilhar notícia
Nário Barbosa/DGABC


O vereador de Ribeirão Pires Saulo Benevides (PV) está disposto a entrar com processo de desfiliação do PV no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo. O verde alegará nos autos que vem sendo vítima de perseguição política dentro da sigla.

De acordo com resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o parlamentar que se desfiliar do partido pelo qual foi eleito perderá o mandato. As exceções previstas são em casos de alteração no programa partidário, incorporação de outra legenda ou perseguição política e pessoal. Recentemente, o vereador de São Bernardo Estevão Camolesi (sem partido) ganhou processo contra o PTdoB também alegando perseguição.

"Não tenho espaço dentro do PV. O fato de o partido não me dar legenda para concorrer ao Paço em 2012 já é uma prova considerável. Quando falam em possíveis candidatos, nunca me citam. Isso é exclusão", afirmou o vereador.

A intenção de Benevides é migrar para o PSC. O parlamentar tem ajudado na reestruturação da sigla que, na cidade, é comandada por sua irmã, Rosângela Benevides. No início desta semana, o verde declarou ao Diário que o PSC estadual garantiu legenda para sua candidatura a prefeito em 2012.

O presidente do PV em Ribeirão Pires, José Seraphim, afirmou que o parlamentar não está sendo deixado de lado nas preliminares de 2012. "Não perseguimos o vereador. Mas, por outro lado, não é só o Saulo que deseja sair (para prefeito)", ponderou.

O vereador Koiti Takaki (PV) é um dos verdes que manifestaram intenção de suceder o chefe do Executivo, Clóvis Volpi (PV). "Vamos fazer convenção, escolher qual é o melhor nome para a cidade", rebateu o presidente.

Seraphim ressaltou que a postura do parlamentar é válida. "Se ele vê que não tem espaço para candidatura, então que saia. Não é porque ele deseja se lançar candidato que vamos acatar", disse.

Apesar de adotar postura de apaziguador, o presidente garantiu que, caso Benevides leve adiante ação judicial, a legenda pedirá sua cadeira no Legislativo. "Vamos entrar com nossa defesa. Conforme as coisas acontecerem, solicitaremos a vaga dele para nosso suplente", disse.

 

REVERSÃO

O presidente do Legislativo, Gérson Constantino (PV), tem articulado junto a Benevides para convencê-lo a permanecer no PV. "Ele tem sido bem coerente durante nossas conversas. Torço para que esteja bem e do nosso lado", considerou.

Na avaliação de Seraphim, o problema de Benevides é com Volpi e por isso ele nutre essa vontade de disputar a Prefeitura. "O obstáculo é o Clóvis. Não tem nada a ver com o partido. O que existe entre eles é distorção política", avaliou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;