Setecidades Titulo Trânsito
Semáforos prejudicam fluidez na Avenida Lions
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
22/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Semáforos e faixas para pedestres na Avenida Prestes Maia, em Santo André, prejudicaram a fluidez do trânsito no anel viário metropolitano, também chamado de Corredor ABD. Os pontos de parada ofuscaram a melhoria proporcionada pela entrega da Avenida Lions, em São Bernardo. No domingo, a via ganhou três faixas de rolamento expressas em ambos os sentidos de circulação.

Antes da nova pista ter sido liberada para o tráfego, os pontos de lentidão se concentravam sobre o Viaduto Rotary, no sentido Diadema, e no trecho entre a Via Anchieta e a Avenida Senador Vergueiro, no sentido Santo André. Agora, o fluxo carregado passou a se concentrar do outro lado do Viaduto Rotary, que passa sobre a Avenida Lauro Gomes.

No fim da tarde de ontem, a equipe do Diário não encontrou pontos de lentidão ao percorrer a avenida em direção a Diadema. Pela pista local, foram gastos cinco minutos, enquanto o trajeto pela expressa foi feito em três minutos.

Para retornar a Santo André, o tempo de viagem pela pista expressa foi de quase dez minutos, sendo que a maior lentidão foi registrada nas proximidades da divisa com o município. Apesar do engarrafamento, o percurso durante a interdição para a execução das obras era feito em cerca de 40 minutos, em média.

O primeiro semáforo na chegada a Santo André está localizado em frente à Avenida Príncipe de Gales, onde fica a portaria principal do campus da Fundação Santo André. Poucos metros adiante, em frente ao Núcleo Tamarutaca, agentes de trânsito interrompem o fluxo nos horários de pico para que os moradores atravessem a via com segurança.

No local, está sendo instalado semáforo, que ficará fechado durante 25 segundos. Em agosto do ano passado, quando um casal morreu na avenida ao ser atingido por roda de caminhão ao tentar atravessar, a Prefeitura havia prometido que iria construir duas passarelas, mas houve mudança de planos.

Na semana passada o Executivo anunciou que o projeto foi abandonado, sob justificativa de que não há área disponível. A instalação do sinal irritou o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), que, durante a inauguração, cobrou a retirada dos equipamentos.

S.Bernardo altera sentido em transversais

Após a liberação da pista expressa da Avenida Lions, a Prefeitura de São Bernardo alterou o sentido de circulação em duas vias transversais. A Rua Luiz Tamagnini, que tinha mão única em direção à Lions, teve o sentido invertido. Agora a via dá acesso à Rua 24 de Maio. Já a Rua Engenheiro Luis La Scala Júnior, que tinha mão dupla, agora tem sentido de circulação exclusivo em direção à Avenida Lions.

A administração municipal informou que ainda não é possível determinar o número exato de veículos que percorreram a avenida no primeiro dia útil. O balanço da demanda real na via será feito após 30 dias, aproximadamente. A Prefeitura justifica que, se o levantamento fosse feito hoje, poderia proporcionar resultados equivocados. " É um número muito relativo, pois, por conta da inauguração, algumas pessoas têm a tendência de passar pelo local para conhecer a obra, o que gera um acréscimo do fluxo real", explicou o Executivo. A Prefeitura afirmou, no entanto, que, ontem, a via registrou tráfego intenso, mas sem pontos de parada.

OBRAS

As obras na avenida tiveram início em abril de 2010 e custaram cerca de R$ 39 milhões à Prefeitura, sendo parte financiada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Antes de ser entregue, o prazo de inauguração foi adiado duas vezes.

No sábado, o secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos, minimizou o problema. "A oposição reclama que atrasamos alguns meses. Mas eles tiveram dez anos para fazer isso e não fizeram nada", rebateu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;