Esportes Titulo
Santo André inaugura espaço para descobrir atletas do futuro
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
18/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Imagine hoje identificar quem poderá ser um grande ídolo do esporte no futuro e, ao longo do tempo, trabalhar as suas potencialidades para melhorar ainda mais o talento natural. É isso que promete o Cisa (Centro Integrado de Saúde do Atleta), que será inaugurado hoje, no Complexo Pedro Dell'Antonia, em Santo André.

O espaço contará com equipe multidisciplinar formada por psicólogos, fisioterapeutas, fisiologistas, nutricionistas, traumatologistas, ortopedistas e educadores físicos, que irão atender aos atletas da cidade e também aos alunos das escolinhas de esporte.

"O mais importante é que conseguimos tudo isso a custo praticamente zero, por meio de parcerias", conta o diretor de Esportes de Santo André, Almir Padalino. É uma iniciativa inédita na América Latina", afirma.

Inicialmente, o Cisa irá dar suporte às equipes de competição. Em seguida, todos os alunos das escolinhas de esportes serão avaliados e, por meio de testes científicos, orientados para a modalidade com a qual mais possuem afinidade. "Podemos apontar o esporte e até mesmo a melhor posição, tudo isso baseado em exames. Saímos do achismo para a base fisiológica", revela Lovian Henrique, coordenador do Cisa.

Na primeira fase de atendimento, o atleta passará pelo setor de triagem, quando será avaliado pela equipe multidisciplinar. Depois, caso seja detectado algum problema, será enviado para o departamento clínico. Exames mais elaborados serão realizados nas entidades parceiras.

A longo prazo, serão criados históricos dos alunos das escolas de esporte, desde a fase inicial até o nível profissional. A expectativa é realizar, no mínimo, 40 atendimentos por mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;