Internacional Titulo
Jornal americano critica postura da França em relação ao Iraque
Por Do Diário OnLine
Com AFP
14/10/2005 | 13:04
Compartilhar notícia


O jornal americano The Wall Street Journal voltou a criticar duramente a França nesta sexta-feira, num editorial em que afirma não se surpreender com a pesquisa a que será submetido Jean-Bernard Mérimée, ex-embaixador francês na ONU (Organização das Nações Unidas), dentro da investigação sobre a suposta corrupção dentro do programa Petróleo por Alimentos no Iraque de Saddam Hussein.

"Sabemos agora o que os franceses queriam dizer quando falavam em multilateralismo", ironizou o editorial. "Era fazer negócios com ditadores e fazê-lo na ONU". Mérimée foi submetido na quarta-feira a uma investigação por "tráfico de influência" e "corrupção ativa de agente público estrangeiro", dentro da investigação sobre supostas malversações ligadas ao programa Petróleo por Alimentos.

O ex-embaixador não é o único francês envolvido no escândalo lembrado pelo jornal, que cita, entre outros, os nomes do ex-ministro do Interior francês Charles Pasqua e do ex-secretário-geral do Quai d'Orsay Serge Boidevaix. O Wall Street Journal também denuncia as empresas francesas Total e BNP-Paribas, que, segundo o jornal, "beneficiaram-se do Petróleo por Alimentos".

"Sucessivos presidentes franceses, desde Charles de Gaulle, cortejaram o Iraque", diz o jornal, estimando que o caso sob investigação justificou a invasão do Iraque pelos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;