Nacional Titulo
Município do RS sofre com fúria do ciclone 'Catarina'
Por Do Diário OnLine
28/03/2004 | 15:31
Compartilhar notícia


O município de Torres, no Rio Grande do Sul, também sofreu com a fúria do ciclone 'Catarina', na noite deste sábado e madrugada de domingo. De acordo com informações da Globonews TV, aproximadamente 300 casas foram destelhadas e mais de 400 famílias levadas para abrigos provisórios. A cidade também está sem fornecimento de água, luz e telefone.

O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, chegou a cogitar a hipótese de esvaziar Torres antes do ciclone se aproximar do litoral gaúcho. No entanto, neste domingo, ele explicou que voltou atrás na sua decisão depois que os serviços meteorológicos garantiram que não se tratava de um furacão, mas sim de apenas um ciclone com tempestades moderadas.

O ciclone se formou a cerca de mil quilômetros da costa, sendo que seu "olho" atingiu a costa brasileira por volta das 23h50 do sábado. O impacto do Catarina surpreendeu especialistas de institutos de meteorologia brasileiros, que esperavam um fenômeno menos agressivo. Mas, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos já o tinha classificado como furacão 'categoria 1', o mais fraco, com ventos entre 120 km/h e 150 km/h.

No entanto, o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), descartou a informação norte-americana. De acordo com o Cptec, Catarina é um ciclone, o que provocaria ventos de 60 km/h a 70 km/h e chuva moderada. Este é o primeiro fenômeno do tipo no Atlântico Sul desde que satélites começaram a observar essas tempestades, na década de 60.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;