Memória Titulo
Sem gravações, perdem-se os sambas do Grande ABC

A Escola de Samba Estação Primeira de Santo André fazia seus ensaios em frente à igreja de São Camilo de Lelis, em Camilópolis. A jornalista...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
18/02/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


A Escola de Samba Estação Primeira de Santo André fazia seus ensaios em frente à igreja de São Camilo de Lelis, em Camilópolis. A jornalista Claudia Muller cobriu um dos ensaios para o Carnaval de 1980, cuja roda de samba foi registrada pelo repórter-fotográfico Estevam Figueiredo, hoje fazendeiro em Goiás.

Da série do Diário participou a jornalista Tânia Angarani, que no mesmo 1980 focalizou a Escola de Samba Flor do Morro, de Mauá. Em companhia do fotógrafo Aidalvo Reis, Tânia foi ao Jardim Zaira e flagrou um ensaio da escola na esquina das Ruas Vitório Brizanti e Augusto Chicanosk.

Muito provavelmente aqueles sambas-enredos não foram gravados. As letras, na íntegra, estão registradas na coleção do Diário. Trechos têm sido revividos aqui em Memória, 30 anos depois. Mas sem as gravações, perde, o Grande ABC, uma parte importante do registro da sua cultura popular.

SANTOS DO DIA

Bernardete Soubirous (França, 1844-1879), Cláudio, Flaviano, Heládio e Simeão ou Simão.

Simeão (na estampa), irmão de Tiago Menor e filho de Cleófas, que era irmão de São José, portanto primo de Jesus. Simeão era também apóstolo e foi bispo de Jerusalém, sucedendo a Tiago.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 17 de fevereiro de 1980

Carnaval 80 - O Carnaval não morreu, apenas mudou.

Crônica - "Samba e foliões na rua não fazem mais o Carnaval risonho" (Roterdan Cravo, um dos pseudônimos do jornalista e editor-chefe Fausto Polesi).

Santo André - Prefeitura destina verba de 750 mil cruzeiros a 44 Sociedades Amigos de Bairro.

Editorial - Empréstimos não são para atender a vaidades.

Trabalho - Padeiros reivindicam descanso semanal.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Privatização do sistema de transporte.

Caixa de música (Valdir Pires) - O novo trabalho de Miucha, com Tom Jobim.

Polícia - Assassinado com um tiro de espingarda em Mauá.

EM 18 DE FEVEREIRO DE...

1945- Semanário Borda do Campo fala do Carnaval de Santo André, que se limita a bailes nos clubes locais: Rhodia, com salão na Rua Coronel Oliveira Lima; Corinthians Paulista, com subsede na Sociedade Italiana (Rua Senador Flaquer); Corinthians, com sede na Rua Dona Gertrudes de Lima; Palmeiras FC, com sede em Santa Terezinha; Bangu, com sede no Parquinho; e Primeiro de Maio, com sede na Oliveira Lima. Também promoveu Carnaval o Cine Roxy, do Parque das Nações.

CIDADES PAULISTAS

Fazem aniversário hoje: Cajamar, Cândido Rodrigues, Cássia dos Coqueiros, Embu, Itapevi, Luiziânia, Pardinho, Sagres, Salmourão, Sarutaiá, Taguaí e Peruíbe.

A história de Peruíbe é contemporânea à da Vila de Santo André da Borda do Campo e está ligada à Capitania de São Vicente e aos nomes de Martim Afonso de Souza, padre Leonardo Nunes e padre José de Anchieta.

"Eu sem você, não tenho o porquê; porque sem você, não sei nem chorar; sou chama sem luz, jardim sem luar, luar sem amor, amor sem se dar." - ‘Samba em prelúdio'; composição: Baden Powell e Vinicius de Moraes; sucesso na voz de Agostinho dos Santos.

"Estou adorando a série de reportagens dedicada a Agostinho dos Santos. Principalmente a de hoje (terça-feira, 16 de fevereiro). Lembro-me muito dessa música ‘Balada triste'. Parabéns". Marlene Moratti, de São Bernardo.

TRABALHADORES

Nascem em 18 de fevereiro:

1 - Francisco Pereira de Carvalho. 1902. Natural de Santa Isabel (SP). Forneiro da J. B. Duarte. Residência: Ribeirão Pires.

2 - Sebastião Pereira da Costa. 1905. Natural de São Luiz. Operário da Atlantis. Residência: Rua Uruguai, 2.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;