Internacional Titulo
Exército filipino resgata 13 reféns da guerrilha
Das Agências
05/08/2001 | 14:52
Compartilhar notícia


O Exército filipino resgatou pelo menos 13 reféns neste domingo após um rápido combate com guerrilheiros do grupo muçulmano Abu Sayyaf na ilha de Basilan, no sul do país, segundo um porta-voz militar.

Os soldados invadiram na madrugada deste domingo o esconderijo onde os rebeldes mantinham os reféns, em Kapayawan, na periferia de Isabela, a capital da ilha de Basilan, indicou o major Alberto Gepilano.

"Na operação morreram vários guerrilheiros. Os militares atacaram o esconderijo na selva onde os terroristas mantinham os reféns e libertaram pelo menos 13 filipinos, incluindo crianças", revelou Gepilano.

Na quinta-feira passada, o mesmo grupo de rebeldes do Abu Sayyaf seqüestrou cerca de 30 habitantes de Lamitan, localidade de maioria cristã. Na ocasião, cinco reféns foram decapitados.

O prefeito de Lamitan, Inocente Ramos, revelou posteriormente que várias pessoas conseguiram escapar e que os guerrilheiros não mantinham mais que 13 reféns. O Abu Sayyaf mantém ainda 2 reféns americanos e 19 filipinos no sul de Basilan, seqüestrados em maio passado.

Segundo o governo filipino, o seqüestro em Lamitan foi realizado para desviar a atenção dos mais de 5 mil soldados que realizam uma vasta operação para tentar libertar os reféns americanos.

O Abu Sayyaf, que luta pela criação de um estado islâmico no sul das Filipinas, onde vive a minoria muçulmana, intensificou nos últimos meses os seqüestros de filipinos cristãos e de estrangeiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;