Cultura & Lazer Titulo Cinema
Sessão à francesa

Cine Eldorado exibe filmes da Trilogia das Cores

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
14/05/2012 | 07:03
Compartilhar notícia


Liberdade, igualdade e fraternidade. Os ideais da Revolução Francesa, ocorrida no século 18, invadem a programação do Cine Eldorado (Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55. Tel.: 4059-1649), em Diadema. A sala traz nas quintas-feiras deste mês os filmes que formam a chamada 'Trilogia das Cores', do diretor polonês Krzysztof Kieslowski (1941-1996). As exibições ocorrem sempre a partir das 19h30 e a entrada é franca (os ingressos começam a ser distribuídos com uma hora de antecedência).

Os títulos fazem parte da programação especial da Sessão Cinesesc, montada pelo espaço cultural em parceria com o Sesc São Caetano. A atividade é recomendada para maiores de 12 e 14 anos, dependendo do longa-metragem da vez.

A noite de abertura contará com 'A Liberdade é Azul'. No dia 24, quem entra em cartaz na sala do Cine Eldorado é 'A Igualdade é Branca'. O encerramento fica a cargo de 'A Fraternidade é Vermelha', no dia 31.

O projeto de Kieslowski nasceu em 1989, como forma de prestar homenagem ao bicentenário da Revolução Francesa, comemorado naquele ano. Mas ao invés de comandar obra épica que remetesse aos fatos históricos, o cineasta optou por trazer as principais questões do conflito para o mundo contemporâneo.

Os três filmes realizados se concentram em pequenos contos que abordam os ideais na vida de alguns personagens. É justamente nesse microcosmo que o diretor procura saber até que ponto há espaço para os conceitos pregados há mais de 200 anos na França moderna e em que momento passaram a ser tratados como utopia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;