Economia Titulo
Aço: produção foi recorde
Por
27/01/2008 | 07:15
Compartilhar notícia


A produção recorde de automóveis no ano passado e o bom desempenho da construção civil contribuíram para as siderúrgicas brasileiras baterem o recorde de produção de aço em 2007. Foram 33,8 milhões de toneladas, sendo que a melhor marca havia sido registrada em 2004, quando foram produzidas 32,9 milhões de toneladas. Em relação a 2006, o crescimento foi de 9,3%.

A quantidade de aço produzida apenas em dezembro chegou pela primeira vez na casa dos 3 milhões de toneladas, superando o melhor desempenho mensal até então, de 2,9 milhões de toneladas em agosto do ano passado. Na comparação com dezembro de 2006, a expansão foi de 13,8%.

“O que a gente precisa é de um mercado interno forte. O crescimento de vendas de todos os produtos siderúrgicos usados pela indústria automotiva, que responde por 28% da demanda de aço, foi de cerca de 18% em 2007. Na construção civil, que responde por 30% do consumo, o aumento foi de 16%”, afirma o vice-presidente executivo do IBS (Instituto Brasileiro de Siderurgia), Marco Polo de Mello Lopes.

A produção de laminados também foi recorde no ano passado. Nos laminados planos – também usados como matéria-prima dos carros – o crescimento foi de 9,2%, com 15,7 milhões de toneladas. Só em dezembro, o desempenho cresceu 7,4%, ao alcançar 1,3 milhão de toneladas. As vendas de laminados planos no mercado doméstico foram de 12,2 milhões de toneladas em 2007, respondendo por um aumento de 20%, resultado também influenciado pelo maior fornecimento para tubos de gasodutos, além de máquinas e equipamentos eletrônicos.

A produção de laminados longos, utilizados principalmente na construção civil, cresceu 8,8% em 2007, quando foram produzidas 9,8 milhões de toneladas. Em dezembro, o processamento desse tipo de produto avançou 31,3%, com produção de 839,6 mil toneladas.

As vendas de laminados longos registraram expansão de 16,8% no ano passado, ao alcançarem o patamar de 7,6 milhões de toneladas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;