Nacional Titulo
MST tenta obter habeas-corpus para integrantes presos em PE
Do Diário do Grande ABC
09/07/2000 | 16:58
Compartilhar notícia


Os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) presos neste sábado na açao para reintegraçao de posse do engenho Jaboataozinho, no município de Moreno, continuam detidos, enquanto as lideranças do MST tentam obter habeas-corpus junto ao Tribunal de Justiça do Estado.

O coordenador estadual Jaime Amorim diz que há dificuldades ``em termos de documentaçao', mas os trabalhadores nao cometeram nenhuma ilegalidade, por isso acredita na obtençao do habeas-corpus.

Dos 21 trabalhadores, presos sem direito à fiança, os 18 homens estao no presídio Anibal Bruno e as três mulheres na Colônia Penal do Bom Pastor, ambos no Recife. A prisao foi determinada pela juíza Sônia Maria Pereira Guerra, por crime de desobediência civil, depois de sucessivas reintegraçoes de posse na área.

Segundo Jaime Amorim, o MST já negociava a desapropriaçao com o Incra, por isso o despejo e as prisoes ``foram um excesso de autoridade, numa situaçao de intransigência com os trabalhadores'. Ele diz que a acusaçao de porte de armas, que também recai sobre os sem-terra, nao procede e que as armas encontradas sao instrumentos de trabalho. Havia 62 famílias acampadas no engenho Jaboataozinho, com de 650 hectares, pertencente à usina Bulhoes.

As primeiras ocupaçoes na área aconteceram há três anos e a expectativa do MST, segundo Amorim, era de encaminhamento do processo de desapropriaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;