Economia Titulo
Mauá aprova cobrança de estacionamento em shopping
Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
09/03/2005 | 14:15
Compartilhar notícia


A Câmara de Vereadores aprovou terça-feira à noite, em primeira discussão, substitutivo de lei que altera a proposta apresentada por José Luiz Cassimiro (PT), que isenta usuários de pagamento de estacionamento nas três primeiras horas. Por 12 votos a favor e quatro contra, ficou definido que os clientes do Mauá Plaza terão de pagar R$ 3 pelas primeiras oito horas de uso da área, com 30 minutos de isenção. O substitutivo, no entanto, terá de passar por nova discussão – em sessão extraordinária, no dia 10 – e dependerá de sanção do prefeito interino Diniz Lopes (PL), autor da lei em vigor, quando era vereador, que proíbe cobrança pela primeira hora de uso.

O valor do pagamento aprovado terça-feira é o mesmo proposto pela administração do conjunto, mas o período inicial foi esticado em duas horas – de seis horas para oito horas – e o período gratuito de uso saltou de 15 minutos para 30 minutos. A lei somente entrará em vigor após publicação oficial.

A decisão da Câmara foi baseada em argumentos do gerente-geral do shopping, Fernando Rodriguez. Ele afirma que a cobrança é necessária em função dos transtornos causados pelo estacionamento gratuito.

Rodriguez alega que, além de ter sido usado de forma indevida por pessoas que deixavam veículos por mais de dez horas diárias, o estacionamento causa problemas no trânsito das ruas do entorno nos horários de pico.

Oposição – A decisão da Câmara desagradou a bancada do PT na Câmara de Mauá. Na avaliação do vereador José Luiz Cassimiro, autor do projeto que sofreu alterações, a definição prévia dos parlamentares é “indelicada”, já que não atende às reivindicações dos lojistas e dos consumidores, mas somente a vontade do administrador do shopping. “A decisão é estranha. Após se reunir com o gerente-geral do Mauá Plaza, vereadores decidiram, sem ouvir a maioria afetada pela cobrança, que a população tem de pagar pelo uso da área. A situação é lamentável e revela que existe uma avaliação errada do município por parte dos vereadores, porque comparar Mauá com outras cidades da região, como Santo André e São Bernardo, onde a cobrança já existe, é absurdo.”

Até a próxima sessão, Cassimiro afirma que tentará convencer os vereadores que a lei prejudica a população. “Está claro que a medida irá atrapalhar a cidade, com prejuízos aos empresários do shopping e aos usuários”, acrescentou. “Fizeram tudo de maneira que não pude argumentar e expor minha posição. Seria de bom tom que o espaço tivesse sido aberto a todos, para que eu participasse do debate, o que não aconteceu.”

Para o vereador Paulo Eugênio Pereira Júnior (PT), tanto a lei em vigor quanto o projeto de lei aprovado terça-feira são inconstitucionais. Isso porque o primeiro artigo do projeto abre espaço para que estacionamentos privados ou de convênios com bancos sejam obrigados a isentar o pagamento por 30 minutos, já que a lei não especifica que se trata somente do shopping.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;