Cultura & Lazer Titulo
Lindows une o Windows e Linux num só sistema
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
05/11/2001 | 18:14
Compartilhar notícia


Não há como negar: por melhor desenvolvidos que sejam, sistemas operacionais estão sempre longe da unanimidade. De um lado reina absoluto o Windows, ambiente da Microsoft compatível com uma grande quantidade de aplicativos, mas que ainda apresenta muitas falhas de operação e é caro. Do outro desponta o Linux, que possui um kernel melhor elaborado, inteligente e pode ser obtido gratuitamente pela Internet, mas carece de suporte e ainda é um sistema difícil para o usuário doméstico. Pensando em unir o que cada sistema tem de melhor, o fundador da empresa MP3.com, Michael Robertson, desenvolveu o Lindows, uma nova versão do Linux que promete esquentar o mercado da informática até o final deste ano.

Além de apresentar menos problemas e de ser mais barato do que o sistema desenvolvido pela empresa de Bill Gates, a nova versão do Linux alia o uso de softwares suportados pelo Linux à possibilidade de rodar aplicativos desenvolvidos para Windows, como o Office e o Duke Nukem, com o mesmo desempenho do produto da Microsoft e sem violar nenhuma marca registrada ou patente. O Lindows deve ser lançado com preço inferior a US$ 100 e permitirá que uma mesma cópia seja instalada em vários equipamentos legalmente.

Outra vantagem reside no fato de que o usuário tem a opção de utilizar softwares desenvolvidos para o Windows sem ter de pagar pelo sistema operacional da empresa de Bill Gates e ainda ficar familiarizado com as características do Linux.

A proposta do novo sistema, no entanto, não é fácil de ser alcançada. Empresas como Corel e Eazel falharam na tentativa de fazer um Linux apropriado para o uso no mainstream. Para garantir o sucesso do empreendimento, Robertson aposta na insatisfação dos usuários em relação ao recurso de ativação do Windows XP, que pode obrigá-los a pedir permissão à Microsoft para reinstalar o programa caso efetuem mudanças significativas no hardware de seus computadores. Isso prejudica, por exemplo, as pequenas empresas, que se vêem obrigadas a desembolsar elevadas quantias com licenciamento.

De acordo com comunicado divulgado pela Lindows.com, o preview do sistema será lançado até dezembro. Com ele, a empresa espera incrementar o produto com base na opinião dos usuários, embora a iniciativa possa gerar um efeito colateral: a insatisfação de quem eventualmente sofra com a incompatibilidade de aplicativos.

Para utilizar o programa é necessário um computador com processador Pentium (ou equivalente), 64 MB de memória RAM e 1 GB de espaço livre no disco rígido. A aquisição ou o download do produto poderá ser efetuada por meio da página oficial da empresa (www.lindows.com).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;