Internacional Titulo
Esqueleto de dinossauro descoberto em Marrocos é o mais antigo
Por Do Diário do Grande ABC
12/10/1999 | 12:36
Compartilhar notícia


De acordo com declaraçoes feitas pela Academia de Ciências e o Museu Nacional da História na França, o exame de um esqueleto quase completo de um dinossauro gigante, de 165 milhoes de antiguidade, encontrado em Marrocos, revelou que se trata do antepassado até agora desconhecido dos maiores sáurios.

Este dinossauro do período Jurássico médio, ao qual se deu o nome de ``Atlasaurus imelakei' (sáurio gigante do Atlas), cujos primeiros fragmentos foram encontrados em 1981, se assemelhava aos braquiossáurios, mas viveu 15 milhoes de anos antes destes, precisaram os autores do estudo, Michel Monbaron, da Universidade de Friburgo (Suíça), Dale Russell, do Museu de Ciências Naturais da Carolina do Norte (EUA( e Philippe Taquet, do Museu Nacional de História Natural da França.

Os braquiossáurios eram enormes herbívoros quadrúpedes (saurópodos) de mais de 20 metros de comprimento, dotados de um longo pescoço e de uma cabeça pequena.

Desta espécie se encontraram restes no Leste e Norte da Africa. Outros saurópodos próximos dessa espécie, os diplodocus, foram encontrados na América do Norte.

Esta descoberta de grande importância, realizada em Wawma, no Alto Atlas (centro de Marrocos), permite conhecer melhor o aspecto dos antepassados dos grandes dinossauros, declararam os cientistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;