Setecidades Titulo Segurança pública
São Bernardo intensifica operação contra pancadões em quatro áreas

Objetivo é evitar aglomeração de pessoas e perturbação do sossego

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
18/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A Prefeitura de São Bernardo anunciou ontem que intensificará a fiscalização em quatro pontos da cidade com histórico de pancadões, baladas informais em vias públicas com aglomeração de pessoas e veículos com som alto. Nos próximos 30 dias, a Operação Noite Tranquila terá como alvo, principalmente, a Vila São Pedro, o Parque São Bernardo, o Grande Alvarenga e o Riacho Grande.

A ação foi destacada na tarde de ontem, durante apresentação do segundo balanço mensal das atividades realizadas pelo COI (Centro de Operações Integradas), inaugurado no dia 15 de outubro. 

Para o prefeito Orlando Morando (PSDB), o principal objetivo da operação é prevenir que os atos aconteçam. Segundo ele, os pancadões possuem potencial para atrair entre 1.000 e 2.000 indivíduos. “Com a chegada do verão, a aglomeração de pessoas aumenta. Vamos trabalhar na prevenção desses pancadões”, destaca.

A Operação Noite Tranquila, que existe há três anos na cidade, consiste em força-tarefa da GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Civil, Polícia Militar e agentes da Secretaria de Serviços Urbanos, Transporte e Vigilância Sanitária. “Essa integração na segurança está excelente”, diz o prefeito. os trabalhos serão iniciados na sexta-feira e seguirão até 15 de janeiro. “As atividades seguirão na sexta-feira e sábado à noite e, domingo, a partir das 14h”, destaca Morando. 

Os pancadões ganharam visibilidade no início do mês, quando ação policial em um baile funk na comunidade de Paraisópolis, Zona Sul de São Paulo, deixou nove pessoas mortas e outras sete feridas. O tumulto aconteceu durante evento com pelo menos 5.000 pessoas. 

BALANÇO

Conforme os dados apresentados ontem, São Bernardo encerrou novembro com redução nos principais indicadores criminais. Conforme a administração, caiu 21% o número de roubo de veículos da cidade (de 195 para 153 casos). O índice de furto de veículos teve recuo de 9% (de 213 para 193 ocorrências). O município também reduziu os casos de roubo em geral (-3%) e teve estagnação nas ocorrências de homicídio doloso e latrocínio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;