Economia Titulo
Previdência começa a pagar primeira parcela dos atrasados
Por Da Agência Brasil
03/01/2005 | 16:28
Compartilhar notícia


A Previdência Social começou a pagar nesta segunda-feira a primeira parcela dos atrasados para os beneficiários que aderiram ao acordo proposto pelo governo federal. De um total de 529.912 adesões registradas pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) até 28 de dezembro, 326.005 vão receber a primeira parcela de atrasados. O pagamento representa R$ 56,3 milhões dos R$ 10,4 bilhões da folha referente aos benefícios do mês de dezembro.

Segundo o diretor de Benefícios substituto do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), Eduardo Basso, o reajuste para as aposentadorias concedidas entre 1994 e 1997 refere-se ao índice de 39,67% da URV (Unidade de Referência do Valor), de fevereiro de 94, que deixou de ser aplicado nos benefícios na época. De acordo com o diretor, o prazo para adesão ao acordo vai até outubro deste ano.

Ele estima que 1,8 milhão de segurados tenham direito a receber os atrasados. "A maioria desses segurados recebeu o termo de acordo em casa, depois de terem sido identificados pelo sistema da Dataprev", diz Basso. Segundo o diretor, quem ainda não recebeu a documentação pelos correios, deve acessar o site do ministério da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) ou solicitar um requerimento em agências do INSS.

De acordo com Basso, o pagamento do valor total será feito em até oito anos, dependendo da idade do segurado e do valor a ser recebido. Para 1.673 idosos que completaram 80 anos até agosto de 2004, o atrasado será pago em 12 parcelas mensais durante 2005, sendo que a primeira delas corresponde à metade do total a receber.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;