Cultura & Lazer Titulo
Velha Guarda da Mangueira ganha documentário
Por Do Diário do Grande ABC
09/09/2000 | 14:59
Compartilhar notícia


Quando, em 22 de fevereiro deste ano, a Velha Guarda da Mangueira assistiu ao documentário do alemao Wim Wenders, Buena Vista Social Club - um registro da história de veteranos músicos cubanos, descobertos pelo guitarrista Ry Cooder depois de anos de ostracismo, nao foi fácil conter as lágrimas. "Nós nos identificamos muito com esta história", comenta Ary, sambista da verde-e-rosa. Agora é a vez de a história dos sambistas mangueirenses chegar às telas da televisao.

Um documentário, que leva o título provisório de A Velha Guarda no Velho Mundo, chega a sua fase final de filmagem, contabilizando mais de 35 horas de gravaçao em vídeo digital. "O mote deste projeto é a turnê pela Europa dessa turma. A descoberta do sucesso, de um novo mundo", conta Márcia Derraik, responsável pela direçao das filmagens européias.

Acompanhada pelo câmera e fotógrafo Thomas Jatahy, Márcia seguiu todos os passos dos bambas durante a passagem pelo Velho Mundo: os shows, as viagens de ônibus, de trem, as passagens pelos pontos turísticos, a reaçao das platéias, o descanso, o deslumbramento. "Captamos cenas maravilhosas, como um show em Berlim onde todo o teatro batia os pés no chao e palmas para as reboladinhas de Tia Zélia e o encontro com Compay Segundo", diz Márcia.

Segundo a diretora, o documentário faz nítidas referências ao filme Buena Vista. "As histórias têm muito em comum. Mas a Velha Guarda tem particularidades que sao só dela, como o samba, o morro, o bom humor", explica. O dia-a-dia da Mangueira, o prestígio da Velha Guarda no local, a realidade das escolas de samba e a história pessoal de cada um também estarao presentes no filme, que tem direçao geral de Belisário Franca e produçao de Luís Antônio Silveira.

Neste domingo, Márcia e Miguel também embarcam para Los Angeles para acompanhar a passagem dos veteranos no Grammy latino, o que será a última gravaçao para o filme. "Se eles vencerem vai ser maravilhoso", diz Márcia. Até o fim do mês estará pronto um pequeno programa piloto. "Depois disso, fecharemos negócio com um canal a cabo de televisao", explica o produtor. O programa, que despertou interesse de dois canais, terá uma hora de duraçao e deve ser veiculado perto do carnaval de 2001.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;