Cultura & Lazer Titulo Santo André
Eduardo Reina lança ‘Cativeiro Sem Fim’ hoje

Evento, a partir das 11h, terá debate sobre sequestro de crianças durante a ditadura

Miriam Gimenes
28/09/2019 | 07:19
Compartilhar notícia


O jornalista e escritor de São Bernardo Eduardo Reina estará hoje, a partir das 11h, na livraria Alpharrabio (R. Dr. Eduardo Monteiro, 151), em Santo André, para lançar o livro Cativeiro Sem Fim (Alameda/Instituto Vladimir Herzog, 310 páginas, R$ 54). O evento será precedido de um debate entre o autor e Adriano Diogo, presidente da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo, sobre o sequestro de crianças durante a ditadura militar (1964-1985), tema do livro.

“Considero este momento bastante oportuno para conversarmos sobre isso. O Brasil está vivendo altos e baixos sob regime totalitário e esse debate pode esclarecer bastante coisa do que está acontecendo hoje e também o que já aconteceu, desses casos que ficaram silenciados por mais de 40 anos”, diz Reina.

Durante anos de pesquisa, o autor descobriu 19 histórias – 11 delas estão ligadas à Guerrilha do Araguaia, movimento em oposição ao regime que ocorreu na Amazônia, e o restante é do Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná e Mato Grosso – de crianças que foram retiradas de suas famílias durante os anos de chumbo, torturadas e até hoje não reencontraram suas origens.

O livro já foi tema de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, em Brasília, na Universidade Federal da Bahia, na Flip 2019 (Festa Literária Internacional de Paraty), entre outros eventos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;