Cultura & Lazer Titulo
'O Império dos Sentidos' é autorizado no Japao
Por Do Diário do Grande ABC
09/12/2000 | 14:03
Compartilhar notícia


Filme de culto à liberaçao sexual dos anos 70, ``O Império dos Sentidos', do cineasta japonês Nagisa Oshima, é finalmente exibido nos cinemas japoneses em versao original, ainda que a censura nao tenha sido vencida totalmente.

Arte ou pornografia? A questao veio à tona quando o filme, baseado em uma crônica policial da década de 30, estreou, em 1976. Quase um quarto de século depois, a polêmica desapareceu dos meios cinematográficos japoneses, onde a obra de Oshima é considerada um clássico.

Os japoneses nao haviam podido formar uma opiniao sobre o filme, que foi exibido com cortes determinados pela censura. Após uma longa batalha, ``com grande satisfaçao conseguimos mostrar a versao original', comemorou Katsuhiko Naito, da distribuidora Gaga-cine.

Mas a vitória dos amantes do cinema japonês nao foi total. Como de costume no arquipélago, os pelos pubianos e os órgaos sexuais foram cobertos digitalmente na ediçao. Ainda assim, Oshima está satisfeito. ``Nunca imaginei rever o filme desta maneira depois de 24 anos', afirmou à revista Shukan Bushun. Na época da estréia do filme no Japao, o cineasta nao quis reconhecer a versao censurada. Oshima indicou que se sentia impotente diante dos censores.

Florence Dauman, presidente da empresa francesa Argos Films, que detém os direitos de ``O Império dos Sentidos', disse que a exibiçao integral do filme é ``formidável' e explicou que, nesse sentido, o ``Japao constitui um caso particular, mas nao uma exceçao'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;