Cultura & Lazer Titulo
Arte da liberdade em Santo André
Luís Felipe Soares
Especial para o Diário
30/11/2008 | 07:01
Compartilhar notícia
Divulgação


O Teatro Municipal de Santo André recebe hoje o espetáculo cênico-musical A Máscara da Liberdade, do grupo Trupe do Trapo, formado por pessoas com e sem deficiência física, mental ou neurológica. A apresentação, última da companhia no ano, começa às 15h e é recomendada a espectadores de todas as idades. A entrada é franca.

No palco, é contada a história de um palhaço que acredita ser o melhor e mais engraçado. Após muitos anos na profissão, percebe que está preso à sua maquiagem. Em uma viagem para resolver o problema, ele acaba iniciando uma jornada para encontrar sua verdadeira personalidade.

O conto original tinha como personagem principal um cavaleiro da Idade Média. "Eles gostaram bastante da história, mas queriam trabalhar com a temática do palhaço e do circo. Daí fizemos a adaptação", explica o diretor do espetáculo e responsável pela orientação geral do grupo, Sérgio Zanck.

Além de atuar na peça, os 14 atores - dos quais cinco não têm deficiência - também são responsáveis pela trilha sonora executada ao vivo. No repertório, estão variações de uma música-tema elaborada especialmente para a montagem e algumas composições de grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil e Chico Buarque.

INCLUSÃO - O projeto da Trupe do Trapo começou há dois anos, ainda apenas como uma oficina livre de teatro e música. Agora como uma companhia formada, o seu objetivo é promover a inclusão de deficientes por meio da arte. "Nós damos uma oportunidade deles estarem em um grupo profissional. A evolução desse pessoal é tremenda. Não só em cena, mas também na vida", diz Zanck.

Este é o segundo espetáculo do grupo, que já se apresentou em outros lugares do Grande ABC e em Minas Gerais. Apesar das dificuldades, o resultado obtido tem sido de alto nível. Segundo o diretor, "o trabalho é tão ou mais profissional do que alguns que estão por aí".

As aulas de arte da Trupe do Trapo são ministradas gratuitamente aos sábados, das 9h às 13h, na Escola Estadual Dr. Américo Brasiliense (Praça IV Centenário, 7), e são abertas a todos os interessados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4473-3960.

A Máscara da Liberdade - Teatro. Hoje, às 15h. No Teatro Municipal - Praça IV Centenário, s/nº. Tel.: 4433-0789. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;