Internacional Titulo
Reno justifica açao para tirar Elián da casa dos parentes
Do Diário do Grande ABC
22/04/2000 | 13:01
Compartilhar notícia


A secretária de Justiça dos Estados Unidos, Janet Reno, justificou a decisao de usar a força para tirar o menino Elián González da casa dos familiares em Miami, alegando que os agentes federais poderiam ter enfrentado resistência armada. Reno disse que o governo recebeu informaçoes de que poderia haver armas de fogo no interior da casa e entre a multidao que cercava o local. A secretária afirmou que adotará todas as medidas necessárias para garantir a permanência de Elián nos Estados Unidos, até que se conclua o processo de apelaçoes judiciais.

Reno disse que os familiares do menino em Miami obrigaram o governo, com sua atitude, a tomar a criança à força. A prima de Elián Marisleysis, afirmou que um policial ameaçou disparar se a criança nao fosse entregue. As forças de segurança lançaram gás lacrimogêneo contra a multidao que se concentrava nas proximidades da casa. "Informei às partes interessadas que o tempo tinha se esgotado", disse a secretária de Justiça, Janet Reno. Ela informou que oito policiais ficaram na casa dos parentes de Elián durante três minutos.

Reno disse ainda que o menino Elián precisa de um tempo para descansar junto ao pai. Juan Miguel González falou com o filho pelo telefone, durante o vôo de Elián para Washington. "Enquanto um tribunal de apelaçoes estiver analisando o caso, tomaremos todas as medidas necessárias para garantir que Elián nao abandone o país", ressaltou Janet Reno. A secretária de Justiça expressou a frustraçao do governo nas negociaçoes com os parentes de Miami durante os cinco meses de espera. As imagens feitas durante a invasao da polícia, mostraram um policial com uma arma apontada para Elián e para o pescador que o resgatou na costa da Flórida, escondidos em um armário. Janet Reno disse que a arma estava apontada para outro lado, e o policial nao estava com o dedo no gatilho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;