Setecidades Titulo Fiscalização
São Bernardo pede laudo sobre barragem à Emae

Estrutura Rio das Pedras, na divisa com Cubatão, recebeu vistoria de prefeitos na tarde de ontem

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
31/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 Os prefeitos de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), e de Cubatão, na Baixada Santista, Ademário Oliveira (PSDB), pedirão que a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) forneça laudo técnico a respeito situação física da barragem Rio das Pedras, que separa o braço do Rio Grande do corpo principal da Represa Billings, na divisa dos dois municípios, a cada seis meses. Acompanhados por equipes das defesas civis das duas cidades, eles fizeram vistoria na área na tarde de ontem.

A ação dos prefeitos foi motivada pelo desastre de Brumadinho, em Minas Gerais, onde rompimento de barragem da mina Córrego do Feijão, da Vale, na sexta-feira, causou a morte de pelo menos 99 pessoas e deixou 259 desaparecidas.

Construída entre 1926 e 1928, a barragem Rio das Pedras tem 35 metros de altura, 173 metros de comprimento de crista e contém volume aproximado de 39,1 mil m³ de água. A estrutura foi criada para movimentar a usina de Henry Borden, produtora de energia localizada há poucos metros. Também perto dali há moradias e escolas.

Conforme o prefeito de Cubatão, estudo realizado pela Emae em 1980 apontou que, caso houvesse rompimento da barragem, a cidade ficaria debaixo de água. “Naquela época, diziam que o vazamento chegaria até o (bairro) Gonzaga, em Santos. Seria uma catástrofe.” Para o Grande ABC, o principal transtorno em caso de problemas na estrutura Rio das Pedras seria o desabastecimento de água.

Orlando Morando ressaltou, entretanto, que a população da região pode ficar tranquila. “Estamos fazendo essa vistoria justamente para prevenir acidentes. O pessoal da Defesa Civil não é técnico em barragem, mas eles estão aptos a encontrar possíveis irregularidades, o que não tem.”

Deputada estadual eleita, Carla Morando (PSDB) acompanhou a vistoria. “A tragédia de Brumadinho gerou preocupação em relação a outras tantas barragens no nosso Estado e País. Com esse ofício, para que seja comunicada periodicamente as condições da barragem, traremos mais tranquilidade às populações dos dois municípios”, ressaltou.

Procurada, a Emae informou que a barragem do Rio das Pedras possui “um dos métodos mais seguros de construção existente”. A inspeção de segurança no local é realizada semestralmente, sendo que a lei determina vistoria anual, conforme a empresa. A última vistoria no local, em dezembro, caracterizou o risco da barragem como normal, conforme a resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), responsável pela fiscalização.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;