Memória Titulo Memória
E a Vera Cruz do Martinelli vai à avenida...
Ademir Medici
20/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Abrem-se as cortinas do passado, nesse palco iluminado. Oh! Saudade. A Rosas é ouro e reluz; reluz iluminando a Vera Cruz.”

Cf. Vera Cruz, a Vedete dos Anos 50, tema da Escola de Samba Rosas de Ouro, do 1º Grupo do Carnaval paulistano, em 1989. Autores: Dom Marcos, Edinho, Xixa, Minho e Roná; tema: Praxedes; carnavalesco, Pedrinho.

Em 1989, a Escola de Samba Rosas de Ouro homenageou os 40 anos de fundação da Companhia Cinematográfica Vera Cruz. E perpetuou um personagem importante entre nós, Jordano Martinelli.

Um vídeo foi gravado na chácara do Martinelli, no Jardim Silvina. Todo elegante, o velho participante da fundação da Vera Cruz aguardou pacientemente o momento das gravações, com várias cenas repetidas. Memória estava lá.

Ao longo de janeiro de 1989, e até a véspera do Carnaval, o clip foi exibido pela Rede Globo de Televisão.

Rosas de Ouro anunciava que iria colocar 2.500 integrantes na Avenida Tiradentes, local dos desfiles antes do Sambódromo Grande Otelo. Cada uma das 16 alas representaria um filme da Vera Cruz. Num deles estaria Jordano Martinelli, a exemplo do que fez em 1983 com o bloco Taí, de São Bernardo.

Grande expectativa. Como é que Rosas de Ouro se sairia? E a emoção de Martinelli ao reviver naqueles breves momentos uma das grandes paixões de sua vida?

Memória e literatura

Participe desse momento cultural. Entrada livre


Contagem regressiva: amanhã, segunda, 21, abertura, no Diário do Grande ABC, do Encontro São Paulo de Literatura. Um quinto escritor confirmou presença como expositor: Silvio Henrique Martins, autor do livro de crônicas Inquietações Filosóficas Contemporâneas, a ser lançado dentro deste projeto da Editora Matarazzo. A participação é livre, mediante inscrição prévia.

A editora Thais Matarazzo fez quatro jogos com seis livros cada para sortear no dia 21. Levará uma caixa de madeira para os participantes dobrarem os papéis com os nomes. “Ao final, sorteamos”, diz ela, toda empolgada.

Encontro São Paulo de Literatura

Data: amanhã, segunda-feira, dia 21

Horário: das 14h às 17h

Local: Diário do Grande ABC

Endereço: Rua Catequese, 562, em Santo André

Importante – As inscrições devem ser feitas pelo e-mail ou Facebook da Memória, cujos endereços estão no alto da página.

Interação com Facebook

‘Janjão, o empregador’

Depois de mais de 40 anos de assalariado, como funcionário da usina de leite da cidade, Janjão Campos Flor foi promovido a... empregador.

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 20 de janeiro de 1989. Confiram a íntegra no

Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 20 de janeiro de 1989 – ano 31, edição 6967

Manchete – Congelamento de preços (do Plano Verão) não é inflexível, diz Maílson da Nóbrega, ministro da Fazenda no governo Sarney

Corredor Polonês – Sentença do Tribunal de Justiça de São Paulo dá vitória a Santo André.

Nota – Corredor Polonês é o nome popular dado a uma faixa de terra que interliga a sede do município de Santo André ao distrito de Paranapiacaba. A faixa vinha sendo disputada há anos por Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Em 20 de janeiro de...

1919 – Chove forte. Temporal vem acompanhado de granizos e faíscas elétricas (raios). Em São Paulo, numa chácara da Estrada de Pinheiros, um raio matou um menor de 14 anos.

A guerra acabou. Do noticiário do Correio Paulistano: a inauguração dos trabalhos preliminares da Conferência da Paz em Versailles.

Hoje

Dia do Farmacêutico

Dia da Consciência Indígena dos Filhos da Nação Tupi

Santos do Dia

Sebastião. Nasceu em Milão, Itália. Foi capitão do exército romano. Denunciado como cristão, foi condenado à morte a flechadas. Conseguiu sobreviver. Morreu açoitado por volta do ano 284.

Fabiano

Mauro de Casena

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários neste Dia de São Sebastião:

Em São Paulo, Braúna, Cardoso, Itajú, Motuca, Palmital, Parisi, Piraju, Sabino e Santa Cruz do Rio Pardo.

No Espírito Santo, Afonso Cláudio

No Maranhão, Altamira do Maranhão, Igarapé Grande, Paulo Ramos e Poção de Pedras

Em Minas Gerais, Campo Azul, Coronel Fabriciano, Entre Rios de Minas, Papagaios e Uruana de Minas

Em Tocantins, Carmolândia

No Piauí, Jurema

Em Santa Catarina, Lauro Muller

Na Paraíba, Olivedos

Em Alagoas, Poço das Trincheiras

No Pará, Soure

Em Sergipe, Telha 

Fonte: IBGE

Feriado municipal – Em louvor a São Sebastião, hoje também é feriado no Rio de Janeiro e nas cidades paulistas de Porto Ferreira, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Sabino, entre outras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;