Setecidades Titulo Zeladoria
Santo André vai terceirizar a manutenção de dez parques

Serviço será custeado a partir de parceria com a iniciativa privada, como já ocorre com as praças

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
05/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A Secretaria de Meio Ambiente de Santo André planeja terceirizar parte da manutenção dos dez parques e das duas áreas de conservação – Pedroso e Paranapiacaba – a partir deste ano. Com a aprovação da lei que criou o fundo de gestão dos parques e áreas de conservação, em junho de 2018, a administração pretende que os recursos arrecadados (Orçamento, contribuições e auxílios dos setores público e privado, além de taxas cobradas na concessão de serviços comerciais e do uso de imagem dos espaços públicos) sejam utilizados para custear os serviços. O orçamento para a área em 2019 é de R$ 1,6 milhão.

“Hoje você vai em um parque, não tem banheiro com papel higiênico, sabonete. Em São Paulo, o governo contrata uma empresa que gerencia, coloca papel, sabonete e tem alguém fiscalizando e repondo”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Fábio Picarelli. O investimento será bancado pelo fundo ou mesmo por parcerias diretas com o setor privado, como ocorre atualmente no programa Amigos da Praça, afirmou o gestor. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a Pasta conta com 68 funcionários para a manutenção de todos os parques. “É um número muito reduzido. Uma parte a gente pode suprir com frente de trabalho, mas mesmo assim não daria conta”, justificou Picarelli.

A falta de papel higiênico nos banheiros dos parques é alvo de reclamação dos frequentadores. Durante a última semana, a equipe do Diário esteve em algumas unidades para ouvir os munícipes. Nos equipamentos da Juventude, no Jardim Ipanema; Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari), na Vila Metalúrgica; e Regional da Criança, na Vila Curuçá, nenhum dos sanitários dispunha do item de higiene. No Parque da Juventude, os banheiros estão pichados, sendo que no feminino apenas uma pia conta com torneira.

Os brinquedos para as crianças são a principal queixa dos frequentadores do Parque da Juventude. “Em outras unidades já houve melhorias, mas aqui, além de serem poucos brinquedos, muitos estão danificados”, pontuou a administradora Andrea Simões, 39. Para o vendedor de sorvetes Manoel Rodrigues Xavier, 66, é preciso também mais segurança nas unidades. “Sem isso, existe depredação”, justificou. A pista de caminhada, com desníveis, também recebeu queixas.

No Parque Pignatari o estado de conservação geral dos equipamentos é bom, mas há grande quantidade de folhas e galhos em determinados pontos do equipamento, a arquibancada de umas das quadras apresenta rachaduras e o espaço pet tem um equipamento interditato por um cavalete. No Regional da Criança, ao menos um dos banheiros tem a porta quebrada, mas a avaliação dos usuários é positiva. “Gosto da boa área verde”, afirmou a professora Celia Batista, 56.

Prefeitura afirma que mantém reparos

A Prefeitura de Santo André afirmou que os dez parques da cidade passam por constante manutenção, mas a conservação dos espaços é bastante dificultada devido à grande quantidade de atos de vandalismo que ocorrem nos espaços, principalmente no Parque da Juventude. “Para o ano de 2019, está previsto novo orçamento para a resolução destas demandas, além da possibilidade de realização de parcerias e compensações ambientais que poderão contribuir para a conservação e manutenção dos parques”, informou em nota.

Com relação aos restos de vegetação observados no Parque Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari), a administração informou que está em execução cronograma de remoção deste material em todos as unidades. Os parques também estão recebendo pedriscos para correção das pistas de caminhada. Celso Daniel, Ipiranguinha e Central já tiveram as pistas de caminhada corrigidas.

Para o Parque da Juventude, segundo a Prefeitura, está prevista a construção de piscinão sob o local, o que acarretará na revitalização da área. “É importante frisar que, apesar desta previsão, a manutenção deste parque não para. Somente em 2018, os espaços do Parque da Juventude foram pintados quatro vezes. As Guarda Civil Municipal é responsável pelas rondas nas unidades, que também serão intensificadas no verão, por conta do aumento de visitantes”, destacou o comunicado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;