Cultura & Lazer Titulo
Arte de Aurélia Chaplin
Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
10/06/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Imprevisível. Talvez seja este o melhor adjetivo para definir o espetáculo de teatro, dança e ilusionismo estrelado pela neta de Charles Chaplin, Aurélia Thierrée. L'Oratorio d'Aurélia (O Oratório de Aurélia, em português) faz curtíssima turnê no Estado hoje, amanhã e quinta-feira, sempre às 20h30, no Sesc Vila Mariana.

Concebido e dirigido há cinco anos pela filha de Carlitos, Victoria Thierrée Chaplin, L'Oratorio leva ao palco um universo sem lógica alguma, totalmente dominado pela fantasia.

Cada cena, cada objeto, cada movimento integra um imenso quebra-cabeça. Objetos ganham vida própria, o rumo natural é invertido: o rato come o gato, as flores de uma jarra são postas ao contrário, cortinas de veludo trocam carinhos e uma garota, com pernas e braços desmontáveis, veste-se dentro de um gaveteiro. Cenário e trilha sonora cuidadosamente escolhidos somam ao clima de magia.

Não há começo, meio ou fim. "Quando se está no sonho, não se questiona o sonho", explica Aurélia, em entrevista à imprensa ontem, em São Paulo. "Mas é uma loucura estruturada."

A montagem não é definida como teatro, dança ou circo. Nela, é possível ver elementos de todas as vivências artísticas com as quais Victoria e Aurélia tiveram contato. Até o início da adolescência, a atriz de gestos delicados viveu sob a lona de um circo.

A arte circense tem papel importante, mas tudo faz parte de uma linguagem teatral própria, específica, criada pela família. Aurélia conta que os filmes de seu avô não influenciaram diretamente a concepção da produção, mas fizeram parte de sua formação.

Segundo ela, a improvisação é a chave. "Não é um espetáculo fechado. Criamos sempre", revela. "Victoria traz algo a mais a cada apresentação. Quando conseguirmos colocar tudo o que queremos, quando conseguirmos deixá-lo pronto, será o fim".

A MONTAGEM
Apenas oito pessoas - só aparecem em cena a atriz e os atores Julio Monge e Jaime Martinez, o restante atua como assistente dos efeitos - mobilizam três toneladas de equipamento, que precisam ser transportados de uma cidade a outra. Por isso, apesar das poucas apresentações, L'Oratorio d'Aurélia fica no País até agosto.

Visto pelo público das principais capitais mundiais, o show, que já passou por Londrina, no Paraná, segue para Santos, Brasília, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São José do Rio Preto, Fortaleza e Salvador.

As 21 sessões integram o Módulo Circulação do Festival de Circo do Brasil, o principal evento dedicado a essa linguagem do País.

Daqui, o espetáculo francês segue para a Espanha, Estados Unidos e, em 2009, para a Rússia.

L'Oratorio d'Aurélia - Teatro. Hoje, amanhã e quinta-feira, às 20h30. No Teatro do Sesc Vila Mariana - r. Pelotas, 141. Tel.: 5080-3000 e 0800-118220. Ingr.: R$ 10 a R$ 40.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;