Internacional Titulo
Guerra civil já matou 1,7 milhao de pessoas no Congo
Por Do Diário do Grande ABC
09/06/2000 | 08:28
Compartilhar notícia


Mais de 1,7 milhao de pessoas morreram na parte oriental do Congo, em conseqüência da guerra que já dura 22 meses, segundo o Comitê de Resgate Internacional. A entidade fez um estudo em três províncias do país a fim de determinar o impacto da luta, que teve início em agosto de 1998 e da qual participam exércitos de cinco naçoes africanas.

``Em média, cerca de 2,6 mil pessoas morrem diariamente nessa guerra e nossa investigaçao determinou que os primeiros meses do ano 2000 foram piores que durante todo o ano de 1999', disse o autor do estudo, o epidemiologista conhecido como Roberts, em um comunicado.

A investigaçao determinou que a expectativa é de 600 mil mortes ao ano no Congo, em condiçoes normais. No entanto, desde o começo da guerra, morreram 2,3 milhoes de pessoas.

Em decorrência da violência, 200 mil pessoas morreram, e o restante perdeu a vida por causa da fome e doenças provocadas pelo conflito. As Naçoes Unidas negociam uma trégua entre o presidente do Congo, Laurent Kabila, e dois grupos rebeldes, porém a guerra continua entre as tropas de Ruanda e Uganda, que dao apoio a facçoes rivais. Mais de 20 milhoes de pessoas vivem nas cinco províncias investigadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;