Cultura & Lazer Titulo Fotografia
Maureen Bisilliat debate sobre suas obras

Fotógrafa fala sobre processo de edição dos seus livros em conversa no IMS Paulista

Por Daniela Pegoraro/Especial para o Diário
15/10/2018 | 07:12
Compartilhar notícia


Fotógrafa naturalizada no Brasil, Maureen Bisilliat construiu repertório registrando paisagens, tradições e costumes do País. As suas fotografias, no entanto, se destacam pelo diálogo que a autora estabelece com obras de escritores clássicos, como João Guimarães Rosa e Euclides da Cunha. É justamente esse trabalho que está em exposição no Instituto Moreira Sales (Avenida Paulista, 2.424), em São Paulo, com a mostra Fotografia e Literatura nos Livros de Maureen Bisilliat. Para completar, ainda no local, a fotógrafa participará de debate gratuito aberto ao público quinta-feira, às 19h30.

A conversa será acerca das etapas envolvidas nas concepções dos livros de Maureen, desde a edição até impressão das imagens. Em suas obras, a imagem caminha junto com o texto não apenas de forma ilustrativa, mas a complementar e criar outra visão do que foi lido. Em suas publicações, a autora seleciona trechos de obras de renomados escritores e os combina com um ensaio visual já existente ou produzido especialmente para aquele próprio texto.

Desde 2003, a obra completa de Maureen faz parte do acervo do Instituto Moreira Salles. São, ao total, 16.251 imagens.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;