Setecidades Titulo Perigo
UFABC está com o auto de
vistoria dos bombeiros vencido

Bloco B do campus de Santo André, um prédio de 11
andares, que abriga salas e laboratórios, está irregular

Por Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
10/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Não só as escolas públicas e privadas de ensinos Fundamental e Médio de São Bernardo, investigadas pelo Ministério Público, estão em falta com o Corpo de Bombeiros. O bloco B da UFABC (Universidade Federal do ABC), campus Santo André, está com o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) vencido. O documento, obrigatório por decreto no Estado de São Paulo, dá garantia de segurança contra incêndio na edificação - com exceção das residências unifamiliares.

A irregularidade foi confirmada pelo capitão Álfio Madrucci Júnior, chefe da seção de atividades técnicas do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, responsável pelo patrulhamento no Grande ABC. O primeiro projeto foi aprovado em 2006, atualmente vencido. "A direção tem de renová-lo e solicitar a outra vistoria dos bombeiros no local. Do contrário, não está regular", afirmou.

O prédio de 11 andares, em área de 14 mil m², possui 20 salas de aula, além de 14 laboratórios, quatro salas para exposições e auditório. Ali, estudavam cerca de 2.000 alunos, quando da inauguração do prédio em agosto de 2008. Além de bacharelado em Ciência e Tecnologia, existem outros 14 cursos específicos.

O campus Santo André se transformou em canteiro de obras - serão erguidos os blocos C e D, o que provocará modificação na edificação. Segundo Madrucci Júnior, outro projeto está em análise técnica no setor responsável.

A equipe do Diário esteve na UFABC. Apesar de ter se identificado na portaria, não conseguiu caminhar livremente pelo campus da universidade pública. A cada passo, era acompanhada ou monitorada pelos seguranças de empresa terceirizada. Também não pôde adentrar do bloco B, barrada pela catraca eletrônica - funcionários e alunos só circulam com a apresentação do crachá de identificação.

De forma global e não especificamente sobre o campus Santo André, a UFABC respondeu que possui "diversas ações consolidadas" acerca dos autos de vistorias nas cinco unidades. "Alguns processos já estão concluídos, outros em fase de renovação e nos prédios em obras, em processo de obtenção". No total, são 5.513 alunos na UFABC - 1.960 aprovados no último processo seletivo.


Alunos apontam problemas com segurança

Inaugurado às vésperas das eleições municipais de 2008 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o primeiro prédio da UFABC tem denúncias de irregularidades no sistema de combate a incêndio e segurança geral.

Alunos do campus Santo André e funcionários da UFABC entrevistados pelo Diário, que pediram para não ser identificados, apontam diversas irregularidades. Entre elas, portas que dão acesso ao telhado nunca trancadas e muitas sem fechaduras - os universitários têm livre acesso. A iluminação de emergência não funciona. Não existe rota de fuga sinalizada e portas corta-fogo estão com a alavanca quebrada.

Em caso de esvaziamento de emergência do prédio, as catracas, que deveriam ficar desligadas, permanecem ativadas. Dias atrás, o alarme soou e todos ficaram sem saber o que fazer e onde procurar o local da causa do disparo.

Sobre as denúncias, a UFABC informou que segue todas as recomendações dos bombeiros. E que mantém as portas corta-fogo em todas as unidades, alarmes de incêndio e extintores em locais estratégicos. O caso do disparo do alarme está sendo apurado. (Elaine Granconato)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;