Esportes Titulo
Morre o dono da medalha olímpica mais antiga do planeta
Por Da AFP
21/04/2005 | 11:31
Compartilhar notícia


O paquistanês Feroze Khan, ouro olímpico no hóquei sobre a grama em 1928 e, portanto, dono da medalha olímpica mais antiga do planeta, faleceu aos 100 anos em Karachi (sul do país), anunciou sua família.

Khan, atacante, ganhou a medalha de ouro jogando pela seleção da Índia - antes da independência do Paquistão - durante os Jogos Olímpicos de Amsterdã (Holanda), em 1928.

Nascido na cidade de Khalandhar, Khan começou a jogar hóquei com um toco de árvore como taco. Ele encerrou a carreira e emigrou ao Paquistão no início da década de 50, quando se tornou treinador da seleção nacional paquistanesa.

Khan havia celebrado seu centenário no dia 9 de setembro. "Estou orgulhoso de ter 100 anos e estou bem. É a prova evidente de que a boa disciplina e os hábitos esportivos prolongam a vida", declarou na ocasião.

No início de 2004, o COI (Comitê Olímpico Internacional) o reconheceu como o possuidor da medalha olímpica mais antiga do planeta, depois da morte remador americano James Rockefeller, medalha de ouro em Paris-1924.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;