Setecidades Titulo
Aluna de Sto.André é escolhida para intercâmbio nos EUA
Aline Mazzo
Do Diário do Grande ABC
10/10/2006 | 23:21
Compartilhar notícia


A estudante de Santo André Camila Carioni de Ávila, 17 anos, foi escolhida para participar do intercâmbio cultural Jovens Embaixadores 2007, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos do Brasil. O resultado foi anunciado terça-feira, às 12h30, em solenidade ocorrida em Brasília.

A mãe, Márcia Carioni de Ávila, 41 anos, foi a primeira a saber da novidade. “Liguei para ela e nós duas ficamos gritando juntas. Foi muita emoção”, conta orgulhosa. Nesse momento, Camila estava na escola e a notícia logo virou motivo de festa para os amigos que estudam com ela na ETE Lauro Gomes. “Todos começaram a pular a gritar”, fala.

A jovem integrará um grupo de 25 alunos do ensino médio da rede pública, selecionados entre 2 mil inscritos em todo o país, que ficará 15 dias nos Estados Unidos, com tudo pago. O processo de seleção teve prova, redações em inglês, teste oral do idioma e uma aprovação socioeconômica dos representantes da Embaixada.

Camila, que sempre estudou em escolas públicas, venceu todas as etapas, pois aprendeu inglês com a ajuda da prima e, posteriormente, começou a fazer o curso no Centro de Idiomas da escola em que estuda.

A garota ainda não acredita que conseguiu a tão sonhada viagem. “Ainda nem posso sentir ansiedade, pois acho que não caiu a ficha.” Para Camila, a viagem era uma realidade distante, já que a mãe, professora particular de informática, e o pai, que estava desempregado havia dois anos e começou a trabalhar há 15 dias, não poderiam custear isso.

A jovem embarcará em 12 de janeiro e ficará até dia 27. Nesse período, fará atividades culturais em Washington e visitará outros Estados, onde vai morar em casas de famílias e assistirá aulas regulares em uma High School (equivalente ao ensino médio). E na hora de fazer as malas, Camila nem precisará se preocupar com o inverno norte-americano. “Eles darão uma ajuda de custo para comprarmos roupas lá”, comemora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;