Cena Política Titulo
Haddad evita bater de frente com Marinho
Raphael Rocha
17/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O Diário mostrou nesta semana que a confirmação da pré-candidatura do prefeito de São Paulo, João Doria, no processo de prévias do PSDB para escolha do candidato ao governo do Estado motivou o ex-prefeito da Capital Fernando Haddad (PT). A ponto de falar com pessoas próximas de querer uma revanche contra Doria – foi derrotado em 2016 pelo tucano. Porém, Haddad já avisou: não quer entrar em atrito com Luiz Marinho, ex-prefeito de São Bernardo, atual presidente estadual do PT e pré-candidato do partido ao Palácio dos Bandeirantes. Ou seja, apesar de ser o preferido da militância, Haddad não disputará uma prévia com Marinho, por exemplo. Por isso, aliados do ex-prefeito paulistano admitem pedir para Marinho sair da concorrência e apoiar Haddad, embora saibam que o debate não será nada tranquilo.

Mudança de cenário
Ex-prefeiturável e ex-vereador de Diadema, Vaguinho do Conselho novamente foi visto no gabinete do prefeito Lauro Michels (PV). Dizem, para falar sobre eleição. Curiosamente ou não, nesta semana surgiu a especulação de que Vaguinho pode vir como candidato a deputado estadual, sendo que, até então, a tendência era vê-lo como postulante à Câmara Federal. Essa mudança já deixou correligionários de Vaguinho ressabiados, principalmente porque os vereadores do PRB diademense tinham conversas avançadas de apoio à candidatura a deputado estadual do presidente do Legislativo, Marcos Michels (PSB).

Dobrada do MBL
Integrantes do MBL (Movimento Brasil Livre) no Grande ABC estão otimistas com o anúncio das candidaturas de Kim Kataguiri, a deputado federal, e Arthur do Val, a estadual. Falam que há grupos de apoio para que ambos futuros filiados ao DEM saiam da região com boa votação. Kim é um dos líderes nacionais do MBL. Arthur é responsável pelo canal Mamãe Falei no YouTube.

Troca de lado
Por falar em MBL, um dos integrantes do movimento no Grande ABC é Júnior Moreira. Ele foi candidato a vereador de São Bernardo nas três últimas eleições e, nas duas últimas, concorreu pelo PSDB. Depois de ser primeiro suplente de parlamentar em 2012, viu a votação despencar em 2016 – saiu de 3.206 votos para 1.457 adesões. Então ligado ao prefeito Orlando Morando (PSDB), agora acena publicamente para o rival do tucano na cidade, o deputado federal Alex Manente (PPS).

Retorno às urnas
Ex-prefeito de Rio Grande da Serra, Aarão Teixeira tem sido consultado por partidos políticos da cidade e também de Ribeirão Pires para lançar sua candidatura a deputado na eleição deste ano. Aarão é o prefeito mais jovem da história da região – eleito aos 19 anos em 1976 – e é irmão do atual prefeito de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSB). A tendência é que ele volte a figurar nas urnas.

Apoios
O PPS vai anunciar na quinta-feira apoio à candidatura do vice-governador Márcio França (PSB) ao Palácio dos Bandeirantes. O socialista, que assume o comando do governo estadual no dia 6, também debate alianças com DEM e MDB, legendas que projetam candidatura própria, mas cogitam apoiar a provável empreitada do prefeito João Doria (PSDB), de São Paulo, à sucessão do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Já o PCdoB se reúne hoje para debater apoio a França.

Expectativa
Professores da UFABC (Universidade Federal do ABC) acreditam que entre segunda e terça-feira saia publicada a nomeação do atual vice-reitor da instituição, Dácio Roberto Matheus, como comandante da universidade. Mais votado na eleição interna, Dácio aguarda desde novembro o desdobramento da polêmica definição de seu nome. Esse impasse, aliás, fez com que o mandato de Klaus Cappele virasse pro tempore, ou seja, sem prazo definido. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;