Política Titulo
Dilma passa Serra no Datafolha
Das Agências
14/08/2010 | 08:46
Compartilhar notícia


Pesquisa Datafolha de intenções de voto para a sucessão presidencial mostrou, pela primeira vez, a candidata do PT, Dilma Rousseff, à frente de seu principal adversário, José Serra (PSDB). Divulgado na noite de ontem, o levantamento encomendado pela Folha de S.Paulo e pela Rede Globo mostra a petista com oito pontos percentuais à frente do tucano. Dilma tem 41% das intenções de voto e Serra, 33%.

Considerados apenas os votos válidos, Dilma tem 47% e fica a três pontos de uma eventual vitória no primeiro turno. Na edição anterior do Datafolha, divulgada no dia 24, o tucano tinha 37% e a petista, 36% - estavam empatados tecnicamente.

Na pesquisa divulgada ontem, a candidata do PV, Marina Silva, tem 10% das intenções de voto, repetindo o resultado da mostra anterior. Os demais candidatos - Plínio de Arruda Sampaio (Psol), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Rui Pimenta (PCO), Ivan Pinheiro (PCB) e Levy Fidélix (PRTB) - não alcançaram 1% na pesquisa. O total de votos brancos e nulos somou 5% e o dos eleitores que não sabem ou não responderam em quem vão votar ficou em 9%.

Na simulação de segundo turno, a pesquisa Datafolha mostra Dilma à frente de Serra, também com uma diferença de oito pontos porcentuais. A petista tem 49% e o tucano, 41%. Há 20 dias, era de só um ponto (46% a 45%).

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 9 e 11 de agosto e ouviu 10.856 eleitores, em 382 municípios. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral, sob o protocolo nº 22.734/2010.

O levantamento já contempla os efeitos das entrevistas concedidas pelos presidenciáveis ao Jornal Nacional, da Rede Globo, nesta semana, além do primeiro debate entre os presidenciáveis, realizado na semana passada pela Rede Bandeirantes.

Na intenção de voto espontânea, Dilma aparece em ascensão: 26% dos eleitores dizem, antes de receber o cartão circular com os nomes de todos os candidatos, que votarão nela (no fim de julho, essa taxa era de 21%).

Serra manteve os 16% de citações espontâneas que registrou no levantamento anterior, enquanto 43% dos entrevistados não sabem dizer, sem serem estimulados pela relação de nomes, em quem vão votar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;