Memória Titulo
Os Capp: Luxemburgo é aqui
Por Ademir Medici
14/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Memória na TV desta semana entrevista Elza Wilhelm, a matriarca de uma família centenária do Grande ABC originária de Luxemburgo. Sintonizem o DGABC TV www.dgabc.com.br, o DOL – do Diário On-Line. E conheçam uma senhora alegre, astral elevado e repleta de histórias para contar.

Dona Elza, toda uma vida entre Santo André e São Bernardo. Matriarca dos Capp, família natural de Luxemburgo – caso único no Grande ABC. Daí porque o consulado luxemburguês (Lëtzebuergesch) tem os Capp (do original Kapp) na sua agenda de eventos.

A pauta nasceu de um encontro das famílias Capp e Spezia, mês passado, em Santo André. Esta página Memória passou a receber fotos e relatos históricos. E a entrevista gravada no DGABC TV foi um marco para aprendermos um pouco desta etnia, que traz outros sobrenomes, como o da família Flammang.

 

CONSTRUÇÃO

Nossa ponte foi a jornalista Viviane Raymundi (ex-Diário). Claudia Inês Capp enviou um texto com o resumo histórico da família; a mesma Claudia, com Flavio e Fábio, escreveram novo texto, eles que descendem da família Flammang/Kapp.

Houve colaboração específica da Família Capp/Spezia.

Elizabeth Castilho de Carvalho, casada com Fernando, filho de Dona Elza, trouxe a sogra querida ao estúdio do DGABC TV. E nos enviou novas fotos.

E o neto de Dona Elza, o jovem Gustavo, foi além: atendeu pedido nosso e fotografou a avó no interior da Catedral do Carmo, onde ela está perpetuada nos desenhos dos irmãos Bastiglia. Esta história fica para amanhã, aqui em Memória. Mas pode ser conhecida no DOL. Não percam.

 

IMAGENS

Por hoje, a foto do reencontro em novembro. E duas fotos tiradas no sítio dos Capp que ficava na Rua dos Vianas, em São Bernardo, muitas décadas atrás, no espaço hoje ocupado pelo Cemitério Jardim da Colina. Lugar de piqueniques.

Os homens elegantes, em fila, de terno e gravata; as mulheres muito à vontade, fazendo escadinha, enviando para o presente que é hoje todo um estado de espírito que encerra muitas lições de amor à vida. Como o é a querida Dona Elza.

 

A emoção da Dona Elza

 

Gostaria de encontrar todas vocês, colegas da primeira comunhão. Seria muito bom voltar no tempo. Queria dizer que o encontro dos Capp foi muito bonito. Foi natural. Ninguém fez tipo. Todo mundo perguntando quando será o próximo.

Você olha para a pessoa ao lado: essa pessoa tem o mesmo sangue que o meu. Isso para mim faz diferença. Nossa!

Quero agradecer ao Flavio, ao Fábio, à mulher do Fábio, que organizou as fotos. À Claudia. Todos eles têm muito mais coisas que eu. Aquele foi um sábado maravilhoso.

 

Diário há 30 anos

Domingo, 13 de dezembro de 2017 – ano 30, edição 6624

Natal – O Mappin, recém-chegado a Santo André com seu shopping na Avenida Pereira Barreto, amplia o clima natalino.

Economia – Investir durante a crise, saída para empresas que querem crescer. Reportagem: Susete Davi.

Música – Paixão além do tempo. Agostinho Garcia e Roberto Schmidt, bandolinistas, participam de grupos como o Brasileirinho e Os Remanescentes. Reportagem: Maria Angelica Ferrasoli.

Turismo – Zoo de São Paulo, fascinante, mas com longas filas e preços altos; leões e tigres a um passo: é o Simba Safari. Reportagem: Vanilda Santana e Mauricio Pavan.

 

Em 14 de dezembro de...

1877 – Professor José Luiz Flaquer, o futuro senador Flaquer, casa-se com Elisa de Meneses na capela da estação ferroviária de Rio Grande, hoje Rio Grande da Serra.

1917 – O agricultor Antonio Alfredo da Silva, de Minas Gerais, vem a Santo André em busca de um terreno adequado para a instalação de um estábulo modelo.

A situação na Rússia. Do noticiário do Estadão: prisão de democratas constitucionais em Petrogrado.

1910 – Lei número 1.222-A cria o Distrito de Paz de Santo André, no município de São Bernardo.

1912 – Câmara de São Bernardo aprova contrato celebrado com Carlos Américo Barbosa de Oliveira de permissão para instalar no município os serviços de viação, força e luz.

 

Hoje

Dia do Ministério Público

Dia Nacional da Ópera

 

Municípios Brasileiros

Setenta e oito municípios celebram seus aniversários em 14 de dezembro, sendo dois paulistas: Jundiaí (fundado em 1655) e Caieiras, na Grande São Paulo (emancipado em 1959).

Jundiaí é o nono mais antigo município de São Paulo. Sua elevação a vila ocorreu em 14 de dezembro de 1655. O nome significa ‘o rio dos jundiás, ou bagres’.

A elevação de Caieiras a município ocorreu em 1959, quando se separa de Franco da Rocha.

Dos 78 municípios aniversariantes de hoje, 34 ficam no Paraná e 30 no Piauí.

 

Santos do Dia

João da Cruz

Agnelo

Esperidião

Nimatullah Al Hardini




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;