Economia Titulo
Exportações do Japão avançam pelo 11º mês seguido em outubro
Por
20/11/2017 | 04:26
Compartilhar notícia


As exportações do Japão cresceram 14% na comparação anual de outubro, impulsionadas por uma forte demanda externa por carros e maquinário para a fabricação de semicondutores, segundo dados do Ministério de Finanças do país.

O avanço marcou o 11º mês consecutivo de ganhos nas exportações, mas veio abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam aumento de 15,5%.

O sólido desempenho das exportações, que ocorre em meio à recuperação global e ao enfraquecimento do iene, tem contribuído para o crescimento recente do Japão. No trimestre até setembro, a economia japonesa teve expansão anualizada de 1,4%.

Em outubro, o Japão registrou superávit na balança comercial de 285 bilhões de ienes, abaixo do saldo positivo de 330 bilhões de ienes previsto numa pesquisa do jornal Nikkei.

Já o superávit japonês com os EUA subiu 11,3% ante um ano antes no mês passado, a 644,7 bilhões de ienes. O número tem sido acompanhado de perto desde que o presidente americano, Donald Trump, citou o Japão entre países que ajudam a inflar o déficit comercial dos EUA. Em recente visita à Ásia, Trump disse que a relação comercial de seu país com o Japão não era justa ou aberta. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;