Setecidades Titulo Congresso
Pedimos desculpas, professor...
Ademir Medici
14/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 – Martins, eu nunca vi você tão nervoso! – comentou o professor Alexandre Takara durante o almoço a marmitex realizado nos fundos do Teatro Municipal de Rio Grande da Serra, no primeiro dia do 13º Congresso de História do Grande ABC, sexta-feira 10.

– Pois é. Pela terceira vez nessa altura da vida passo por uma situação dessas. Não tiro a razão da moça. Mas ela não compreendeu que este é um Congresso de História (“e não um palanque de politicagem rasteira” – nós completamos).

 

 

O professor José de Souza Martins conseguiu desenvolver e completar a conferência máster do 13º Congresso de História do Grande ABC, Rio Grande da Serra, 2017.

Desenvolveu magistralmente o tema: As Escravidões Indígena e Negra na Região do Futuro Grande ABC.

E a intervenção fora de hora, intempestiva, da participante, demonstrou que temos muito que caminhar, ainda, para pensar e refletir, com inteligência, sobre um ponto crucial: qual a identidade do Grande ABC?

Esta é uma das razões que algumas perguntas têm sido feitas há décadas neste subúrbio, sem que haja uma resposta definitiva.

A pergunta síntese é: “Há respostas?” Pontuando, é de se perguntar:

1 – Temos identidade?

2 – Pensamos o Grande ABC sem o ranço de quem se vê – ou se imagina – excluído da história?

3 – Pensam o Grande ABC as camadas mais prósperas?

4 – Pensam o Grande ABC as camadas que se sentem excluídas?

5 – Em ambos os casos, quem pesquisa o quê?

6 – Os poderosos pesquisam?

7 – Os excluídos pesquisam?

8 – Qual a colaboração de cada um para que esta pesquisa avance?

9 – É lícito jogar por terra o esforço de um estudioso como o professor José de Souza Martins, o brasileiro de São Caetano que veio da fábrica e que luta com obstinação para demonstrar que a escravidão persiste neste terceiro milênio e não acabou com o ato simbólico da princesa Isabel em 1888?

10 – Mais ainda: o professor que, além de demonstrar a existência da escravatura nos dias atuais, se ombreia com outros estudiosos para que esta escravidão termine num país tropical, abençoado por Deus, mas que é cenário de tanta desfaçatez, políticas rasteiras, dominado pela corrupção.

 

Paramos por aqui, não sem dizer que gravamos a aula magna do professor Martins – já hostilizado por motivos igualmente torpes na Universidade de São Paulo e na Fundação Pró-Memória de São Caetano. E que foi aplaudido ao responder, de peito aberto, às provocações descabidas, infelizes, daquele fim de manhã na querida Rio Grande da Serra.

Deixaremos com você, leitor, a análise final. Não sabemos como, de que forma e em quanto tempo reproduziremos, nesta página, a aula do professor Martins, incluindo-se as tentativas de intervenção, depois a intervenção e a resposta à altura do nosso intelectual maior. Vamos ver como.

 

Amanhã em Memória

O congresso fotografado

 

Diário há 30 anos

Sábado, 14 de novembro de 1987 – ano 30, edição 6599

Manchete –Estados Unidos da América adotam sanções contra o País

Grande ABC – Ônibus voltam a circular após um dia de confusão.

Santo André – DTS muda sentido de ruas perto do Mappin ABC, a ser inaugurado dia 23 de novembro.

Memória – A posse do prefeito Felício Laurito como prefeito de São Bernardo.

Polícia – Frustrado assalto contra edifício onde mora o prefeito Walter Braido, de São Caetano.

 

Hoje

Dia dos Bandeirantes

Dia Mundial de Combate ao Diabete

 

Em 14 de novembro de...

1917 – O Brasil na guerra. Do noticiário do Estadão:

O movimento patriótico no País.

A solidariedade do clero.

Os donativos à Cruz Vermelha Brasileira.

Nota – Nesta edição, o Estadão publica uma foto do acampamento militar montado em terras de Antonio Queiroz dos Santos entre outubro e novembro de 1917.

 

1957 – Lei municipal autoriza a Prefeitura de Ribeirão Pires a adquirir um automóvel, marca Chevrolet, ano de fabricação 1951, por 400 mil cruzeiros.

Lei municipal autoriza abertura de crédito especial de 600 mil cruzeiros para a construção das cocheiras municipais na estrada da Colônia, também em Ribeirão Pires.

1972 – Governador Laudo Natel inaugura o sistema de iluminação da Via Anchieta, até o km 18, na entrada para a Rua Lucas Nogueira Garcez e Avenida Piraporinha.

 

Santos do Dia

Veneranda

Nicolau Tavelic

Serapião




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;