Memória Titulo
De médico da roça a referência em Saúde
Por Ademir Medici
14/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Dr. Enzo falou tão bem, e com tanto carinho, do saudoso Dr. Fausto Figueira de Melo, de São Bernardo, que em nome do próprio Dr. Enzo oferecemos a Memória de hoje ao Dr. Fausto.

Foi uma conversa forte e decisiva entre a mãe e o filho.
Disse o jovem Enzo:
– Acho que vou fazer um curso de Economia ou Odontologia, que são mais rápidos. Assim posso começar a trabalhar mais cedo e ajudar a família.
Dona Victoria, a mãe, não titubeou:
– Não senhor. Ou faz Medicina ou não faz nada.

Dr. Enzo Ferrari completa hoje 90 anos (Mirandola, norte da Itália, 14-10-1927). É o mais antigo médico em atividade em São Bernardo e um dos mais antigos do Grande ABC. Formou-se pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, turma de 1953. Em 1954 começou a clinicar em Campina Verde, no interior de Minas Gerais, como médico de roça, ao lado do colega Dr. Edmur. Hoje é nome do Centro de Estudos Dr. Enzo Ferrari, órgão da Diretoria Científica da Associação Paulista de Medicina de São Bernardo e Diadema.
Em maio último, Dr. Enzo era o último dos médicos da sociedade que transformou o Hospital São Bernardo em modelo hospitalar, totalmente informatizado, quando se decidiu pela sua venda. Cinco meses depois, Dr. Enzo permanece à frente da sua clínica, localizada atrás do Hospital São Bernardo que foi a grande obra dele e de tantos colegas médicos. Ao mesmo tempo, Dr. Enzo reserva um dia de semana para atender, voluntariamente, à Creche Fraternitá, da Vila Baeta, que reúne 100 crianças de 1 a 4 anos.
Entre o tempo em que Dr. Enzo, recém-formado, atuou no sertão mineiro, recebendo como paga, muitas vezes, animais e artigos de horta, aos dias atuais, Dr. Enzo envolveu-se de corpo e alma nas atividades médicas, sociais e políticas de São Bernardo. Jamais parou.

EXEMPLOS
Participou, em 1958, da fundação da Sociedade Médica de São Bernardo, ao lado dos amigos médicos Eduardo Ferrari Netto, Eugênio Takeshita, Manuel Luis Alves, Hugo Heigten, Gabriel Nicolau, Paulo Meloni, Humberto Porrino, Benedicto Baptista da Luz, Attilio Santucci, Ramiro Stelmak. Foi o primeiro presidente da Sociedade, hoje Regional da Associação Paulista de Medicina.
Foi o segundo presidente da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, onde lecionou.
Foi secretário municipal de Saúde e Promoção Social de São Bernardo, na gestão do prefeito Geraldo Faria Rodrigues.
Dr. Enzo também nunca deixou de manter a humildade.

SECRETÁRIO MUNICIPAL
Geraldo Faria Rodrigues ganhou as eleições de 1972 e procurou Dr. Enzo no Hospital São Bernardo. Era noitinha.
Dr. Enzo dava plantão.
– Geraldo, aconteceu alguma coisa? Você precisa de cuidados médicos?
– Não, Enzo. Vim te convidar para ser secretário da Saúde.
– Mas eu não entendo nada de secretaria.
– Não faz mal, eu também não entendo nada de prefeito...
Dr. Enzo aceitou e fez um belíssimo trabalho. Destaca a criação da Maternidade Municipal, junto ao Pronto-Socorro Municipal, que foi de alto nível e, nas gestões seguintes, incorporou-se a outros setores médicos, perdendo os objetivos iniciais, que eram nobres.
São Bernardo recebia 100 famílias de migrantes por dia. Naquela gestão (1973-77), a população saltou de 400 mil para 600 mil habitantes. Um posto de puericultura era inaugurado e em poucos dias estava superado, precisando de mais médicos, funcionários e equipamentos.

A CIDADE EM MUTAÇÃO
Dr. Enzo deixa a Prefeitura. Continua com a mesma disposição de trabalho de sempre. Coleciona histórias e situações. Escreve crônicas para a Folha do ABC. Lança um livro de memórias. Faltava um bate-papo como o que tivemos esta semana, uma gravação de quase uma hora. E quantas notícias boas da transformação político-social de São Bernardo vieram à tona...
Transcrevemos a gravação. Temos uma preciosidade em mãos. Razão pela qual Dr. Enzo voltará muitas vezes mais à Memória, pois a maioria dos detalhes revelados não está no seu livro.
– Depois você me diz o que achou do livro.
Publicação fundamental, respondemos agora. Mas o jeito de lembrar e contar suas histórias de vida, de se lembrar da mãe querida, fundamental na sua formação naquela conversa de 70 anos atrás, tudo isso pode e deve ser repassado aos leitores.
Dr. Enzo, médico. E a gente que pensava que sabia muito da sua trajetória de vida. Aguardem novas e belas revelações. Uma delas: ajudando no armazém do pai, em plena Rua Marechal Deodoro, o jovem Enzo levava despesas, numa carroça, à olaria do avô do prefeito Orlando Morando, nas Colônias. “Acho que o Orlando não sabe disso”.

Diário há 30 anos
Quarta-feira, 14 de outubro de 1987 - ano 30, edição 6572
Manchete – Indústria cresce 0,06% em setembro.
Grande ABC – Aumentam invasão em escolas; sem segurança, escolas enfrentam depredações. Reportagem: Marli Barbosa.
Memória – Focalizamos a passagem da estrada de ferro por Mauá em 1949.

Em 14 de outubro de...
1917 – Reúne-se a diretoria do Tiro Brasileiro nº 34 da Confederação, de São Bernardo, sob a presidência do Dr. José Luiz Flaquer. E aprova a promoção do primeiro tenente Mario Gomes Pinto ao posto de capitão, comandante do Tiro.
A guerra. Do noticiário do Estadão: moção de confiança da Câmara francesa ao governo.

Hoje
Dia Nacional da Pecuária
Dia da Comunidade Espanhola no Estado de São Paulo
Dia Nacional do Meteorologista. Lembra a lei nº 6.835, de 14-10-1980, que regulamentou a profissão. Anteriormente a data era comemorada em 3 de março.

Santos do Dia
Calisto
Fortunata
Evaristo

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 14 de outubro:
Em São Paulo, Ferraz de Vasconcelos.
Em Goiás, Amorinópolis, Piranhas e São Domingos
Em Tocantins, Ananás, Axixá do Tocantins e Sítio Novo do Tocantins
No Rio Grande do Sul, Guaíba
Na Paraíba, Montadas

Nas Ondas do Rádio
Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Uma homenagem ao Dia do Professor. Participação especial dos professores Simone Garcia e Varlei Xavier Nogueira. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.
Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. Histórias e músicas de Tonico e Tinoco, num programa que merece ser gravado e guardado nos arquivos pessoais de cada ouvinte. E que tem uma história, como explica o seu produtor e apresentador, Milton Parron:
O sertanejo é, nos dias atuais, o mais popular estilo musical no Brasil, mais até que o próprio samba em muitos Estados, notadamente Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
É um tipo de música produzido no Brasil desde a primeira década do século passado e que tornou-se popular a partir do momento em que as gravadoras abriram espaço para artistas dedicados ao gênero, isto é, desde 1929, quando Mariano e Caçula gravaram a primeira moda de viola de autoria de Cornélio Pires.
Mariano era pai do sanfoneiro Caçulinha e seu parceiro Caçula era o tio. O que chamam de sertanejo hoje, quase nada tem a ver com o sertanejo de antigamente.
Entre as centenas de duplas, trios e conjuntos, além de cantores individuais, alguns deles resistiram ao tempo e, embora já falecidos, continuam sempre lembrados.
Dos arquivos do maior acervo do rádio brasileiro, o CEDOM da Rádio Bandeirantes, foram extraídos vários trechos de programas estrelados por aquela que é considerada a maior dupla sertaneja do Brasil de todos os tempos, os irmãos Peres, Tonico e Tinoco.
Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, depois do futebol, com reprise amanhã, às 5h.
Rádio Trianon AM (740); Universal AM de Santos (810). Quinta Avenida. Um especial com a música de George Gershwin, composta para musicais da Broadway e do Cinema. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga. Amanhã, às 9h. Pela internet, sites: www.radiotrianon.com.br , www.quintaavenida.mus.br e grandeabcwebradio.com
Rádio ABC AM (1570). Portugal Trilha Nova. 51 anos no ar, completados em 25 de setembro último. As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.
Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela. Amanhã, do meio-dia às 14h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;