Economia Titulo
'Depois de 3 décadas País crescerá acima da inflação'
Por
10/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, disse ontem que, pela primeira vez nos últimos 30 anos, a economia brasileira crescerá acima da inflação. De acordo com ele, a previsão do governo é de que o PIB (Produto Interno Bruto) avance 6% em 2010 e a inflação fique em torno de 5%. Em relação ao crescimento do PIB do primeiro trimestre, de 2,7% na margem e de 9% interanual, o ministro brincou dizendo que se sentiu culpado ao ouvir os comentários pessimistas dos analistas na televisão.

"Analistas faziam fila para dizer que o crescimento do PIB é perigoso. Quase me senti culpado e disse: Caramba, o presidente deveria ter pensado antes de tomar todas aquelas medidas", ironizou, sob aplauso dos trabalhadores e representantes das centrais sindicais que participaram da cerimônia de cessão do prédio onde funcionará a Escola Dieese de Ciências do Trabalho. Bernardo explicou que não há intenção do governo em frear o crescimento.

"Nós queremos crescer, mas sem inflação, para não prejudicar a vida dos trabalhadores e nem as contas das empresas", disse. Segundo ele, o governo precisa de todo o jeito procurar maneira de a economia crescer de modo sustentado 5% ao ano. "O Brasil tem hoje 200 milhões de brasileiros e precisamos de 200 milhões com acesso aos bens básicos e poder, de vez em quando, comprar alguns supérfluos, uma vez que ninguém é de ferro", afirmou. Ainda conforme o ministro, o governo deverá nas próximas semanas refazer as projeções de crescimento, uma vez que os dados são bastante eloquentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;