Memória Titulo
De volta à histórica Estrada do Sacramento

A Turma do Rudge realizou seu quarto encontro em julho...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/08/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


A Turma do Rudge realizou seu quarto encontro em julho, e reuniu muita gente, conforme se observa na foto encaminhada por um dos seus integrantes, José Coutinho Simões. A exemplo do terceiro encontro, este também foi realizado na Rua do Sacramento, perto da Universidade Metodista, na empresa da família Thomé, uma das pioneiras de Rudge Ramos.

Os Amigos do Rudge Ramos têm representantes de várias faixas etárias. Predominam os que chegaram ao bairro nos anos 1960. Mas esta página Memória já observou que tem gente que nasceu no Rudge ou que está no bairro, pelo menos, desde a década de 1940.

E ao batucar nesta abertura de Memória a Rua do Sacramento, lembramos de um registro feito na Vila de São Bernardo, em 1879, por Henrique Raffard, natural do Rio de Janeiro e que várias visitas realizou em São Paulo.

Das suas visitas, Raffard produziu textos, publicados nos jornais do Rio. Numa delas, ele descreve a sede da Freguesia de São Bernardo, e cita três estradas importantes, incluindo a do Sacramento: "(...) a sede da Freguesia de São Bernardo possuía bonita igreja, 16 casas regulares e 15 casinhas; era pouso habitual dos que transitavam pelas estradas antigas de Santos, a do Vergueiro, as de Santo André e do Sacramento, que aí se cruzavam".

Pois é, prezado Coutinho. A Rua do Sacramento tem história. O jornalista Hermano Pini Filho lembra que a via seguia em direção à Vila Paulicéia, à Vila Conceição (hoje Centro de Diadema) e à Zona Sul de São Paulo. Com a construção da Via Anchieta, a Rua do Sacramento sofreu uma segmentação. Compete à Memória lembrar disso às atuais gerações.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 8 de agosto de 1982 - Nº 4975
Brasil - Jornalista andreense Guido Fidelis entrevista dom Helder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife. O resultado da conversa informal ganha uma página. O velho bispo dizia: "O PT é uma flor que pode morrer".
Santo André - Casa da Esperança, 28 anos de dedicação à reabilitação. Marco Piquini lembrava que, em julho de 1954, a entidade instalava um centro de atendimento às vítimas da poliomielite.
São Caetano - Padre Wladyslaw Simosicwsz, da Paróquia São José, celebra missa no pátio da Cerâmica São Caetano, em homenagem ao santo padroeiro da cidade. Prefeito João Dal'Mas entregou medalhas ao gerente geral da Cerâmica, Davi Tavares, e ao gerente de relações industriais, Natal Sabbo Netto.
Mauá - Grêmio Mauaense, opção de alegria em Mauá. Divanei Guazzelli mostrava que, com menos de 12 meses, o Grêmio disputava a Terceira Divisão como uma das equipes mais jovens do profissionalismo. Leivinha, artilheiro do time, era motorista de ônibus; Roberto Silva, o principal dirigente.

EM 9 DE AGOSTO DE... 
1912 - Nascia em Santa Cruz, RJ, Eurico de Azevedo Marques. Veio menino para São Bernardo, em 1917. Aqui foi escoteiro, jogador de futebol, cantor, constitucionalista e manteve por muitos anos a Pizzaria Orico, de gratas recordações.
1972 - Seção de Educação, Cultura e Promoção Social de Mauá lança o 1º Concurso de Poesia.
1977 - Sete operários que trabalhavam na colocação de dormentes na Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, no km 37, em Paranapiacaba, são atropelados e mortos por um expresso que vinha de Santos em direção a São Paulo.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
Hoje é o aniversário de Socorro e Elisiário: Socorro elevado a município em 1871, quando se separa de Bragança Paulista; Elisiário elevado a município em 1991, quando se separa de Catanduva.

SANTOS DO DIA
Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), Nateu e Rústico.
Na foto, espevitadeira e bandeja de prata. Obra do prateiro Antonio José M. Soares. Procedência: Bahia. Tesoura utilizada para cortar a haste queimada da vela.
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

Boa viagem
Matriz de São Bernardo divulgava o programa da festa em louvor à sua padroeira, marcada para setembro de 1982. Estava prevista a participação da Orquestra de Violeiros de Osasco e do Cururu de Piracicaba. A Procissão dos Carroceiros daquele ano seria entre a capela Nossa Senhora Aparecida, a Capela da Record, na Paulicéia, e a Matriz.Outros grupos que participariam: Congada de Vila São José, Moçambique São Bernardo, Catira Az de Ouro e Trio Pajeú.
São notícias perdidas na história, agora reunidas em comemoração aos 200 anos de criação da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem: 1812 - 2012.

Trabalhadores (*)
344 - Narciso de Freitas Lima, 40. Natural de Jaboatão (PE). Residia à Rua Amazonas.
345 - Sebastião Rodrigues da Silva, 48. Natural de São João da Boa Vista (SP). Residia à Rua Honduras, 50.
346 - Manoel Ferreira da Silva, 31. Natural do Senhor do Bonfim (BA). Residia à Rua Amazonas.
(*) Trabalhavam na Matarazzo.
Fonte - 2º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Lessy Maria Fagundes Romano, 81. Natural de Pinheiro Machado (RS). Dia 4. Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires.
José Tiggi, 67. Natural de Santo Anastácio (SP). Dia 5. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO
Sebastião Ribeiro Guimarães, 86. Natural de São Joaquim (MG). Dia 6. Cemitério dos Casa.
Olivio Braz Grava, 77. Natural de Cerqueira César (SP). Dia 7. Cemitério de Vila Euclides.
Antonio Gonçalves dos Santos, 60. Natural de Caculé (BA). Dia 7. Jardim da Colina.
Gisleine de Amorim Paulo, 54. Natural de São Paulo (SP). Dia 6. Cemitério São Pedro, na Capital.
David Alves da Silva, 49. Natural de Ibitiara (BA). Dia 6. Cemitério dos Casa.

SÃO CAETANO
(Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica)
Eliza Favaro, 98. Natural de Taquaritinga (SP). Dia 30.
Gjuro Teubl, 89. Natural da Iugoslávia. Dia 31. 
José Florêncio Cavalcante, 87. Natural de Quipapá (PE). Dia 2.
Judith Pelliciari, 86. Natural de São Paulo (SP). Dia 31.
Nilde Bolonhezi, 86. Natural de Jaguariúna (SP). Dia 1º.
Silvino Fiorio Neto, 79. Natural de São Paulo (SP). Dia 2.
Walter Antunes, 76. Natural de São Paulo (SP). Dia 30 de julho.
Valdemar Serafim de Moura, 74. Natural de São Paulo (SP). Dia 4.
Wagner Miquilin, 62. Natural de São Paulo (SP). Dia 3.
Vanessa Souza da Silva, 31. Natural de São Paulo (SP). Dia 2
Maria Luiza Debe. Dia 2.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;