Memória Titulo
A caminho do centenário a escola profissional do Brás

Estamos às vésperas do centenário da Escola Técnica Getúlio Vargas (1911 - 2011). A escola foi criada em 28 de setembro de 1911 pelo governo do Estado

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/09/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Estamos às vésperas do centenário da Escola Técnica Getúlio Vargas (1911 - 2011). A escola foi criada em 28 de setembro de 1911 pelo governo do Estado. Ao longo de um século teve várias denominações. Mais importante: formou profissionais para a indústria, em suas várias formas. Muitos deles atuaram no parque fabril do Grande ABC.

Neste sábado, antigos professores da GV do bairro do Brás se reúnem no Clube Atlético Juventus, para festejar e reviver os velhos tempos. Entre eles, o professor José Cardoso, de São Bernardo, ex-colega do Serviço de Memória da Prefeitura.

Preocupado com a memória do estabelecimento, o professor Mário Izumi Saito escreve o livro Os egressos da GV do Brás. Entre tantas preciosidades, o livro do professor Mário relaciona os formandos da escola, até 1963.

E por que 1963? Porque naquele ano a escola deixa o Brás e se divide em três unidades, localizadas no Ipiranga, Tatuapé e Vila Prudente. 

NOTAS
1 - A pioneira Escola Profissional Masculina iniciou suas atividades em prédio alugado com galpão anexo (oficinas), na Rua Muller, 4, bairro do Brás. Ali permaneceu de 1911 a 1917.

2 - Os primeiros cursos foram de mecânica, pintura, marcenaria, desenho artístico, pedreiro, fiação e tecelagem, funilaria e eletricidade.

3 - Desde 1982 a escola leva o nome de Escola técnica Estadual Getúlio Vargas. 

FOTO (MESTRES REMANESCENTES)
Sentados (a partir da esquerda): Adhemar Batista Heméritas, Tibério Caio de Campo, Paulo de San Juan, Waldemar da Silva Correa, Paulo Iabutti e Egidio Fogagnolo; em pé: Eduardo Giácomo Frassei, Osmar Contier de Freitas, Mário Izumi Saito (ex-aluno), Mário Ianeta (diretor da escola), Carlos Bruno Novaes, Antonio Ângelo Peretto, Antonio Fernandes Simon, Domingos Tsugio Yamada e José Cardoso.

NEWS SELLER HÁ 50 ANOS 

Domingo, 24 de setembro de 1961 

Manchete - Decidido: serão dispensados mais de 300 funcionários da Prefeitura de Santo André

Imprensa - O primeiro aniversário do jornal O Repórter

Vôlei masculino - Randi, campeoníssimo; Primeiro de Maio, campeão Juvenil; Centenário, campeão infanto-juvenil, todos de Santo André.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 24 de setembro de 1981 

Manchete - Assume no Planalto primeiro presidente civil após 17 anos: Aureliano Chaves

Editorial - Vice-presidente assume com a torcida a favor.

Educação - Unidade escolar do Sesi 382, de São Bernardo, será desativada e substituída por escola do 1° grau.

Vôlei masculino - Pirelli Santo André e Ferro Carril (Argentina) vão decidir a Copa Sul-Americana de Clubes Campeões, no Ginásio Pedro Dell'Antonia.

Polícia - Presos após o frustrado sequestro em Santo André.

EM 24 DE SETEMBRO DE...

1966 - Faculdade de Filosofia de Santo André realiza vigília cívica.

- Realizado, em Santo André, no Ginásio Pedro Dell'Antonia, o encontro entre o governador do Estado, Laudo Natel, e 17 prefeitos. 

1971 - Lions Santo André Parque inicia campanha de combate à verminose. 

1981 - Falece o professor Jorge Rahme, fundador do Museu Histórico Antonio Raposo Tavares, de São Bernardo.

Trabalhadores

Nasce em 24 de setembro: 

1925 - Orlando Machado, de São Paulo. Operário da Rhodia. Residia à Rua Betânia, s/nº, Parque Novo Oratório.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

MUNICÍPIOS PAULISTAS 

Urupês. Elevado a município em 1928, quando se separa de Itajobi.

Santa Mercedes. Elevada a município em 1954, quando se separa de Paulicéia.

NAS ONDAS DO RÁDIO 

USP FM (93,7) - Memória. A história de um avião brasileiro, o heróico Avião Jahu. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

TRIANON AM (740) - Quinta CW-6Avenida. Hoje: Wood Herman e banda; e os cantores Matt Monro e Jane Froman; amanhã: uma homenagem ao Dia do Rádio. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9) - Memória. Caricatura de Pixinguinha e Donga. Produção e apresentação: Milton Parron. Divulgação: Jessica Alves de Abreu Venesio. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

PÉROLA DA SERRA (87,5) - Reminiscências. Ribeirão Pires em foco. Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto; e a participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

SANTOS DO DIA 

Ama, Geraldo de Csanad, Germaro, Senhora das Mercês, Pacífico, Pedro Nolasco, Tirso e Vicente Maria Strambi.

Santo Gerardo Sagredo (Veneza, Itália, 980 - Hungria 1046). Bispo e missionário. Realizou serviço apostólico na Palestina. É considerado o Apóstolo da Hungria.

Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br .

FALECIMENTOS 

SANTO ANDRÉ

Teolina de Oliveira Amorim, 89. Natural de Areias (SP). Dia 21, em São Bernardo. Memorial Jardim Santo André. 

SÃO BERNARDO

Sabina Maria dos Santos, 93. Natural de Rio Real (BA). Dia 21. Jardim da Colina.

Antonio dos Santos Lima, 79. Natural de Tanquinho (BA). Dia 18. Cemitério Jardim da Colina.

Neide Peres Reis, 77. Natural de Santos (SP). Dia 21. Jardim da Colina.

Jaime Isaias da Silva, 71. Natural de Uchoa (SP). Dia 17, em Santo André. Cemitério Jardim da Colina.

Cícero Zacarias da Silva, 60. Natural de Joaquim Nabuco (PE). Dia 18. Cemitério dos Casa.

Maria Aparecida Ribeiro, 54. Natural de São Bernardo. Dia 20. Cemitério dos Casa. 

SÃO CAETANO

Alberto Kuhne, 78. Natural de São Caetano. Dia 9. Cemitério das Lágrimas.

Marleide Alves Costa, 75. Natural do Recife (PE). Dia 15. Cemitério das Lágrimas

Moacir da Silva Mendes, 71. Natural de São Paulo (SP). Dia 15. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

ANEZIA SEMOLINI GAROFALO
(Amparo, SP, 18-8-1928 - Santo André 22-8-2011) 

A menina Anezia chegou a Santo André e aqui estudou e trabalhou: foi tecelã numa empresa do bairro Ipiranguinha chamada Tecelagem São João. Seu pai consertava aparelhos musicais. Ela casou-se com o pracinha Miguel Garofalo, que combateu na Itália durante a Segunda Guerra Mundial e que criou a Associação dos Veteranos da FEB em Santo André, da qual é presidente.

"Minha esposa foi uma heroína. Tudo o que tenho devo a ela. Criou os meus filhos, cuidou dos meus pais, da família toda", declara Miguelito, que manteve um casamento de 63 anos com dona Anezia.

Filha de Silvio Semolini (o consertador de sanfonas da Santo André do passado) e de Marian Manfrin, dona Anezia partiu aos 83 anos. Deixa o marido Miguel, os filhos Marina Lucia, Antonio Carlos (Quinho) e Marisa Joana, 10 netos e seis bisnetos. Está sepultada no Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;