Internacional Titulo
Papa canoniza primeiro santo de Porto Rico
Por Das Agências
24/04/2001 | 11:47
Compartilhar notícia


O Papa João Paulo II proclamará o primeiro santo de Porto Rico, Carlos Manuel Rodríguez (1918-1963), "Charlie", renovador da liturgia dos católicos, no próximo domingo.

Nascido em Caguas, no Porto Rico, Charlie é um dos poucos santos da América que era laico e sua causa foi promovida por grupos de laicos com base em sua vida exemplar e não por congregações religiosas, como é tradição.

Proveniente de uma família humilde e muito crente, Carlos Manuel, que todos conheciam por sua timidez, dedicou boa parte de sua vida a organizar "Círculos Litúrgicos" nos meios universitários para explicar o valor da vida litúrgica e o sentido pascal da vida e morte de Jesus Cristo.

Leitor voraz, participou em organizações católicas, defendeu a renovação litúrgica da Igreja através da participação ativa dos fiéis, antecipando o que o Concílio Vaticano II aprovaria poucos anos depois de sua morte, em 1963, aos 44 anos.

Carlos Manuel foi proclamado beato pelo Papa no dia 7 de julho de 1997, primeiro passo para ser canonizado. A ele a Igreja atribui a realização de um milagre: a cura de um tumor maligno em 1981.

Charles de Foucauld - O Papa reconheceu oficialmente "as virtudes heroícas" do padre Charles de Foucauld, religioso francês assassinado na Argélia, em 1916.

Com o reconhecimento das virtudes do fundador da Fraternidad dos Irmãos de Jesus, tem início o processo de beatificação do religioso, que promovia o diálogo entre cristãos e muçulmanos.

A data da beatificação ainda não foi fixada pelo Sumo Pontífice.

O Papa promulgou no total 52 decretos que reconhecem as virtudes de outros "servos e servas de Deus".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;