Cena Política Titulo
Saída à francesa da eleição ao Estado
Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
05/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Em entrevista na tarde de segunda-feira, o ex-prefeito de São Bernardo e hoje presidente do PT em São Paulo, Luiz Marinho, não se colocou como potencial candidato do partido à eleição do ano que vem. Listou que o partido trabalha pelas candidaturas do vereador Eduardo Suplicy, do ex-prefeito paulistano Fernando Haddad ou até do deputado federal Carlos Zarattini para tentar desbancar o tucanato no Palácio dos Bandeirantes. Foi uma sinalização pública de que Marinho pode mesmo ficar fora da disputa eleitoral, embora militantes – entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – coloquem seu nome na corrida política do ano que vem. Marinho pode vir como postulante a deputado federal, possibilidade essa que cresce a cada dia.

Sinalização
Roberto Rautenberg (PRB), vereador de Santo André e que até agora tem dito que está como independente no Legislativo da cidade, cogitou migrar para a base do prefeito Paulo Serra (PSDB) ao elogiar a retomada as castrações gratuitas de cães e gatos. O republicano, como independente, tem evitado votar nos projetos de lei encaminhados pelo Executivo, porém, disse que há chance de antecipar seu apoio à tentativa de reeleição do tucano daqui três anos. “Se continuar assim, Paulo Serra, cumprindo o que prometeu, já tem meu apoio para 2020.”

Sem desapegar
Ex-vereador Antônio Bomfim de Melo, o Titio, deixou oficialmente a Câmara de Diadema em 2004, mas continua sendo assunto no Legislativo. Na última sessão, na quinta-feira, Titio fez questão de bater boca com o vereador Josa Queiroz (PT), da oposição. Houve troca de acusações e algumas ameaças, até a chegada da turma do deixa disso.

Candidatura
O vereador Tonho Lagoa, de Santo André, se prepara para concorrer a deputado estadual pelo PMB no ano que vem. Seria sua primeira tentativa de buscar cadeira na Assembleia Legislativa. Segundo Tonho, a ideia de sua campanha seria debater mais seriamente a regularização fundiária no Estado, problema que aflige principalmente a Região Metropolitana.

Contas aprovadas
O TCE (Tribunal de Contas do Estado) aprovou, com ressalvas, as contas de 2015 da Prefeitura de São Bernardo, ano em que o prefeito era Luiz Marinho (PT). Com o aval, a cidade segue ilesa nas análises da Corte. Os últimos oito exercícios municipais receberam sinal positivo dos conselheiros do TCE.

Projeto
O vereador Ronaldo Lacerda, do PT de Diadema, reuniu seu grupo político na noite de segunda-feira para mais uma análise de conjuntura eleitoral e debate da entrevista dada pelo ex-prefeito José de Filippi Júnior ao Diário, no domingo. Lacerda reafirmou desejo de concorrer a deputado federal e tentará, “no diálogo”, conquistar apoio “de quem já fez muito politicamente no partido”, em claro recado a Filippi.

Reunião adiada
Vereadores da base governista haviam marcado reunião com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), para reclamar do presidente da Câmara, Pery Cartola (PSDB). Mas nem todos os parlamentares apareceram. Assim, o encontro foi adiado – deve acontecer até sábado. A crítica será direcionada à possibilidade de corte no número de cadeiras a partir de 2020. Os vereadores dizem que não têm sido consultados sobre o caso. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;