Cultura & Lazer Titulo
Dedicado a registrar o hip hop
Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
17/01/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


Registrar a história do hip hop no Grande ABC é a paixão do segurança Cléo Ricardo Junior, 39 anos, mais conhecido como DJ Ric, em Santo André. Há cerca de dez meses, criou um site (www.djric.tk) para divulgar vídeos, fotografias e músicas do gênero.

Depois de só encontrar entrevistas rápidas na internet - com, no máximo, dez minutos de duração -, decidiu colaborar com o movimento. "Eu mesmo faço o contato, vou até a casa do artista, filmo enquanto entrevisto, e edito no computador. Não faço por dinheiro. Gosto da cultura", declara.

Até hoje, foram postadas 12 grandes conversas com gente da região, como o grafiteiro Antônio Duque, que mora em Santo André e assina como Tota. "Algumas pessoas ficam surpresas em saber que possuem algo para contar. Muitas não têm dimensão de sua importância para o hip hop", afirma.

Geralmente, Ricardo Jr. solicita entrevistas para DJs, MCs, grafiteiros e dançarinos de break - os artistas dos quatro elementos do hip hop.

TRAJETÓRIA
O interesse surgiu quando era garoto. Aos 12 anos, já ouvia algumas canções do gênero. Com aparelhagem de som, fez bailes, ainda jovem, em garagens e salões de vila. Era um hobbie que gerou o apelido, carregado até hoje: DJ Ric.

Tudo o que estiver relacionado ao hip hop, o segurança arquiva. "Desde 1987, guardo os flyers dos bailes que frenquento. Coleciono discos, fitas de vídeo e agora DVDs". Hoje, reúne mais de 7.000 músicas em MP3, sendo algumas retiradas das fitas de vídeo.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;