Política Titulo 2018
Pesquisa põe Morando à frente de França ao Estado
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
05/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), apareceu à frente do vice-governador Márcio França (PSB) em levantamento eleitoral realizado pelo instituto Paraná Pesquisas para o governo do Estado de São Paulo em 2018 no Grande ABC.

A empresa ouviu eleitores de cinco das sete cidades da região – Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá. Morando só fica atrás de Márcio França em Mauá, município administrado por Atila Jacomussi, correligionário do vice-governador.

De acordo com os números do Paraná Pesquisas, Morando lidera cenário estimulado geral em São Bernardo, com 36% das citações, à frente do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT, 15,3%), do presidente da Fiesp, Paulo Skaf (PMDB, 12,8%), Márcio França (2,4%) e do deputado estadual Carlos Giannazi (Psol, 2%).

Márcio França luta para se viabilizar como candidato do governo Geraldo Alckmin (PSDB) à sucessão em 2018, mas o tucanato resiste em apoiá-lo e tende a apostar em nome próprio.

Com exceção a São Bernardo e Mauá, Morando aparece na terceira colocação nas demais cidades onde seu nome foi testado – fica atrás de Haddad e Skaf. O tucano está com 9,7% em Santo André, 9,3% em São Caetano e 7,6% em Diadema. Em Mauá, Morando surge na última colocação (atrás até de Giannazi), com 3,2% de intenções de voto.

Em março, o instituto Paraná Pesquisas mediu a força eleitoral de Morando para o governo de São Paulo apenas entre os possíveis candidatos do PSDB – seu nome foi colocado juntamente com o do prefeito de São Paulo, João Doria, do senador José Serra e do chanceler Aloysio Nunes Ferreira. À ocasião, o prefeito atingiu 1,9% das intenções de voto em todo Estado. Ele disse, à época, que seu foco era governar São Bernardo.

Desta vez, o nome de Morando foi testado contra Haddad, Skaf, Márcio França e Gianazzi. Ex-prefeito são-bernardense e um dos cotados para concorrer ao governo do Estado pelo PT, Luiz Marinho não foi incluído nesse levantamento eleitoral.

O favorito, a mais de um ano da eleição, é João Doria. Ele lidera todas as sondagens feitas nas cidades do Grande ABC – na casa dos 50% de intenções de voto. Mas seu nome também aparece com força no estudo para a Presidência da República (veja mais abaixo).

Ao todo, o instituto ouviu 3.186 eleitores em cinco das sete cidades da região. As pesquisas estão registradas sob o número 3.122/17 no Conselho Regional de Estatística, com margem de erro que varia entre 3,5% e 4,5%, dependendo do município. Foram consultados 804 eleitores de Santo André, 887 em São Bernardo, 486 em São Caetano, 506 em Diadema e 503 em Mauá. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;