D+ Titulo
Da garagem para a internet
Por Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
22/08/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


Muitos ainda estão na escola, dependem da grana dos pais, cantam, em geral, pop-rock, gravam EPs e disponibilizam canções no MySpace ou PureVolume. Têm mais fãs virtuais do que reais, abrem shows de artistas um pouco mais famosos e sonham em alcançar o sucesso. São as bandas independentes, que surgem a todo momento e lutam por espaço no concorrido mercado da música.

Formada há dois anos por Anderson Cavalcanti, 16, Guilherme Sobral, 16, Alexandre Schulz, 18, e Felipe Maganha, 17, a Influence (@bandainfluence), de São Caetano, começa a se destacar. Gravou EP com cinco músicas, planeja CD com 12 faixas e já se apresentou em cidades de Santa Catarina, em Curitiba e Campinas. "Montamos o grupo por brincadeira e virou profissão. A internet foi essencial para nós", conta Guilherme.EM

Antigamente a divulgação era mais complicada. As ‘fitas' eram enviadas pelo correio ou pessoalmente aos produtores e gravadoras. Hoje, a web abriu as portas e se transformou na grande vitrine dos artistas. Bandas, como Restart e Cine, e celebridades, como Justin Bieber, foram descobertas pela net.

"A dificuldade de fazer sucesso é a mesma. Mudaram os formatos, mas o ponto de partida continua igual: ter boa música e um artista carismático", explica Marcos Maynard, produtor de bandas, entre elas a Restart. Na sua opinião, a internet não influi na criação do repertório nem na gravação, mas muda a forma de divulgar a música. "A rede está somando e, às vezes, substituindo a rádio, principalmente no segmento pop-rock."

Entretanto, ser popular na web não garante sobrevivência no cenário musical. "A aparência também ajuda, mas se não vem acompanhada de talento, rapidamente o sucesso se vai", diz o produtor. Além da qualidade musical, o que faz o artista destacar-se da concorrência e manter-se no topo é o diferencial de cada um. Rick Bonadio, produtor de Replace e Hevo 84 - e que também repete que o fundamental é o talento -, não acredita que as bandas que copiam as outras tenham futuro.

Wagner Mendes, empresário de artistas e produtor, prevê que daqui a dez anos a internet terá mais importância ainda. "A TV e o rádio não terão mais força de impor o produto no mercado. Como hoje, só ficará nas paradas quem tiver talento."

Relação com os fãs é próxima
Outra vantagem que as bandas de internet têm é o contato direto com os fãs. "Fazemos questão de nos comunicar com a galera", diz Thales Troia, 18, vocalista da Inside (@bandainside), de Santo André, formada por Vitor de Sá, 16, Ronaldo Medeiros, 16, Paolo Trentim, 19, e Luigi Perezza, 17.

Nos shows, o público - de até outros Estados - sabe cantar as músicas. E vale tudo para conquistar seguidores. Para isso, Thales participou do programa Colírios, da MTV, e garante que o retorno foi muito bom.

Grande parte dos fãs é formada pelos amigos, segundo o baterista Paolo. "Alguns nos seguem desde o início. Eles sempre acreditaram em nós", diz o garoto, que lembra como foi formada a banda. "Foi no susto. Juntamos dois integrantes no mesmo dia da apresentação e deu certo. Nesse tempo, crescemos e aprendemos. Estamos melhor do que imaginávamos."

O primeiro cachê da Influence, por exemplo, deve ter rolado ontem, quando estava previsto abrir o show da Jota Quest, no Festival do Chocolate, em Ribeirão Pires. "Até agora, nos viramos com o ‘paitrocínio'. Mesmo com a net, não é fácil manter uma banda. Se a família apoia, é meio caminho andado", garante o vocalista Anderson.

Tem prazo de validade?
Banda de web aparece rapidamente e some na mesma velocidade? Para o produtor Wagner Mendes, depende da qualidade e do modo como os integrantes encaram o desafio de administrar o grupo musical. "Hoje não é muito difícil ganhar notoriedade, mas é bem complicado conseguir se manter em um mercado que está a todo instante apresentando coisas novas."

A banda carioca Catch Side até que durou; termina agora depois de oito anos. Segundo o vocalista Kaká, os principais motivos foram a pressão e a dúvida em seguir na música ou cursar faculdade. "No início, éramos novos e tudo era mais tranquilo." Este é o grande dilema das bandas. "Acho melhor estudar para ter sempre um plano B. E se a música não der certo?", questiona Alexandre, guitarrista da Influence.

Dicas de quem manja
Os profissionais da música entrevistados pelo D+ concordam que não é mais preciso ter contrato com gravadora para se dar bem, como a Restart. Mas não é por isso que qualquer banda, que faz música e posta na net, alcança sucesso. Lucas, vocalista da Fresno, garante que é melhor divulgar menos canções, mas de qualidade, do que gravar qualquer coisa e de qualquer jeito. Confira:

A primeira coisa é ter atitude e identidade própria.

Vá com calma. Reúna o grupo e planeje a trajetória e o que deseja alcançar.

Crie identidade visual. Pense no nome, logotipo e estilo. Procure orientação e pesquise. Se der, contrate um produtor experiente.

Estude muito. Faça aulas de música e canto.

Ensaie bastante e faça shows. Vale se apresentar no colégio, na balada do amigo, na festa da família. Pergunte o que acharam.

Crie ferramentas na internet_- MySpace, Orkut, Twitter -, que ajudem na divulgação. Mas cuidado com o que coloca lá.

Grave as músicas em bom estúdio. Pode ser um pouco caro, mas tem de ter qualidade.

Faça um EP. Essa é a melhor forma de apresentar o trabalho para quem vai contratá-los para shows.

Quando tiver opções de músicas no repertório, procure gravar um CD.

Converse sempre com a família e peça orientação em todos os seus passos.

Algumas bandas
4live
Formada pelos andreenses Viny, Erik, Pedro, Rafa e Cesar, os meninos já gravaram o CD independente Nas Noites que os Milagres Acontecem e até o fim do ano vão lançar o EP É Só o Começo. Confira MySpace (4livve) e Twitter (4liverock).

Aero 26
Psiko, Guh, Rett e Tucco, de Santo André, lançaram CD em 2009 e emplacaram as canções Feche os Olhos e Outros Tempos. Rolou ideia de se separarem, mas os fãs pediram e a banda segue firme. MySpace (aero26oficial).

After Six
Formada em 2002, em São Bernardo. Gil, Chammas e Gustavo já gravaram dois CDs. O mais recente, lançado no começo do ano, contém nove faixas.Twitter (aftersixrock) e site (www.aftersix.com.br).

Arial 12
Duas meninas (Thuanne e Taiane) e três meninos (Galeão, Barizon e Soneca), de 17 a 19 anos, estão à frente da banda de Santo André. A nova formação toca junto há pouco mais de um ano e está preparando o primeiro CD, que deve sair em dezembro. Acesse PureVolume (www.purevolume.com/Arial12) e Twitter (@bandarial_12).

Mash
Influenciada por Red Hot, Maroon 5, Panic! at the Disco, a turma formada por Victor, Uriel, Mauricio, Gustavo Cardim e Gustavo Miranda é de São Caetano. Eles acabam de lançar Se Entrega, que já está bombando. MySpace e Twitter (mashoficial).

Okkid
Vini, Thi, Banana, Jho e Play conheceram-se andando de skate em São Bernardo. A banda foi formada no começo do ano e, aos poucos, os meninos estão mostrando seu trabalho. Eles já gravaram três músicas. MySpace (okkidfm) e Twitter (@okkidnews).

New State
Formada por Allan, Dinei, Seto, Leo e Giba, a banda de Santo André só tem três meses de trabalho. O single ainda está em produção, mas eles já pensam no primeiro álbum. MySpace (bandanewstate)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;