Economia Titulo
EUA e Japão fecham acordo sobre futuro diálogo econômico, mas evitam polêmicas
Por
18/04/2017 | 05:21
Compartilhar notícia


Os EUA e o Japão decidiram hoje estruturar seu futuro diálogo econômico em torno de três áreas, mas evitaram questões polêmicas, como supostas barreiras comerciais japonesas citadas recentemente pelo presidente americano, Donald Trump.

O acordo sobre a trajetória futura do diálogo veio numa reunião em Tóquio entre o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, e o vice-primeiro-ministro japonês, Taro Aso, que também acumula o cargo de ministro de Finanças.

Os três "pilares de atividade" do diálogo serão uma estratégia em comum para regras comerciais e de investimentos; cooperação em políticas econômicas e estruturais; e cooperação em "setores específicos" para promover a criação de empregos, segundo comunicado conjunto divulgado pelos governos dos dois países.

O comunicado não informa quais seriam os "setores específicos" e não trata de assuntos levantados por Trump ou outras autoridades dos EUA, como a baixa participação do setor automotivo americano no Japão. Não houve também menção a um possível acordo de livre comércio bilateral entre EUA e Japão, semelhante ao existente entre EUA e Coreia do Sul.

Os dois lados disseram que o diálogo "deverá gerar resultados concretos no curto prazo", sem, no entanto, se comprometer com prazos. Pence e Aso também pretendem retomar o diálogo "até o fim do ano", de acordo com o comunicado. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;