Cena Política Titulo
Ação visa zerar fila da Saúde em 120 dias

S.Bernardo lança programa em parceria com instituições filantrópicas e empresas privadas

Por Do Diário do Grande ABC
31/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Zerar a demanda reprimida de 70 mil procedimentos que aguardam atendimento na Saúde, em São Bernardo, em até 120 dias. Essa é a meta do prefeito Orlando Morando (PSDB), com o programa Saúde Prioridade, lançado ontem e que consiste em parceria com instituições filantrópicas e empresas privadas. Hoje, a fila é de 49.575 consultas e de 21.051 exames, sendo as principais demandas cardiologia, ortopedia, dermatologia e oftalmologia. O anúncio do projeto ocorreu na clínica DunaCor, no Jardim do Mar, uma das parceiras que atuarão na realização de exames cardiológicos. Orlando Morando acompanhou o início da realização de um ecocardiograma, que era esperado há quatro meses pelo munícipe Adilson Soares, 50 anos.

Foram firmadas parcerias ainda com a Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo, a Associação Paulista de Medicina e a clínica FluxoSS. As instituições irão oferecer atendimento médico e gratuito a todos os moradores, das 8h às 19h. No entanto, se houver necessidade, serão abertas agendas extras de consulta para atender a toda a demanda no prazo estabelecido pelo governo.

Cumprir o objetivo de acabar com a espera no atendimento terá investimento de R$ 2 milhões, valor que não constava no orçamento da Secretaria de Saúde da cidade. “Vamos remanejar o dinheiro, que vem dos cortes que estamos fazendo. Já foi gerada economia muito grande, a qual será anunciada quando completarmos 100 dias (de governo). Estes R$ 2 milhões já são da economia gerada”, disse o prefeito.

Para contatar quem está na fila, o secretário de Saúde Geraldo Reple Sobrinho explicou que foi criado call center, responsável por efetuar as ligações aos pacientes. “Quando temos alguma dificuldade no contato, mandamos o agente de Saúde entregar o papel na casa da pessoa. Estamos fazendo uma busca ativa destes pacientes.”

Munícipes recém-chegados ao sistema de Saúde também integram a prioridade de atendimento, ressalta o chefe do Executivo. “A ação não vai comprometer quem está chegando. Não adianta zerar uma fila e criar outra. Temos de buscar acabar com a demanda represada, atendendo ao mesmo tempo quem vai chegando. É um trabalho conjunto.”

 

Priorizar morador é foco da atual gestão

 

Durante o lançamento do programa Saúde Prioridade, o prefeito Orlando Morando (PSDB) anunciou que a administração estuda criar um cartão com o objetivo de garantir atendimento exclusivo aos moradores de São Bernardo.

“Não tem data, mas a gente quer ter o projeto concluído ainda para este ano, a fim de priorizar quem é da cidade. Temos profundo respeito a todo cidadão, mas o dinheiro da Saúde (do município) é para cuidar do povo de São Bernardo”, frisou. “A gente quer ter um senso de cada morador que usa a Saúde pública. Os estudos técnicos já foram iniciados”, completou.

Seguindo a mesma linha de atuação visando proteger o munícipe será sancionado hoje projeto de lei de autoria do governo que obriga as concessionárias de estradas e rodovias em território são-bernardense a pagarem despesas médicas e hospitalares em casos de acidentes ou ocorrências encaminhados aos equipamentos de Saúde do município. “A confecção da lei foi exatamente buscando primar por todas as razões que não firam a Constituição, tanto que no caso de paciente ser da cidade não será cobrado da concessionária, apenas com os de fora.”

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;