Economia Titulo
Volks abre novo PDV em S.Bernardo
Eric Fujita
Do Diário do Grande ABC
05/11/2005 | 07:50
Compartilhar notícia


A Volkswagen vai abrir novo PDV (Programa de Demissões Voluntárias) destinado a todos os 12,4 mil funcionários da fábrica de São Bernardo. O prazo para adesão será de dois meses e começa no próximo dia 14. O encerramento está previsto para 13 de janeiro do próximo ano, informou sexta-feira o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (filiado à CUT).

A Volkswagen não confirmou a notícia ao ser procurada pelo Diário. Mas o vice-presidente do sindicato e diretor na montadora, Francisco Duarte de Lima, o Alemão, destacou que não há meta de adesão ao programa por parte da empresa. A abertura do plano está prevista no acordo fechado em 2001 entre a entidade e a matriz alemã da companhia, que garante estabilidade de emprego para os trabalhadores da unidade até novembro de 2006.

Na prática, a adoção da medida é o único mecanismo que a Volkswagen pode utilizar para demitir funcionários, uma vez que não pode fazer cortes de mão-de-obra. O acordo prevê ainda a flexibilização da jornada de trabalho mediante redução de salários – só se houver necessidade – em caso de crise econômica.

Alemão destacou que o acordo de estabilidade prevê que o PDV pode ser aplicado anualmente por um período de três meses na fábrica. "O primeiro período foi destinado ao CFE (Centro de Formação e Estudos) e agora vale para todo mundo", explicou.

Quem aderir ao programa, receberá 40% do salário por ano trabalhado, além de todos os direitos rescisórios. O trabalhador também terá direito a três meses de convênio médico ou abono de R$ 375.

Esta é a segunda vez que a montadora abre PDV em São Bernardo este ano. O primeiro PDV foi no dia 30 de maio, quando o programa era destinado aos trabalhadores da CFE (Centro de Formação e Estudos), criado em 2003 com o programa Autovisão. Nesta situação, existe um outro acordo que também prevê o PDV. Além da Volkswagen, também abriram PDV neste ano a General Motors de São Caetano e a Scania de São Bernardo.

No caso da GM, a implantação da medida atingiu aposentados e trabalhadores da ferramentaria, setor este que enfrenta o drama da ociosidade. Já a Scania adotou o mesmo mecanismo para estimular a renovação do quadro de funcionários.

Salários – A Volkswagen tem até este sábado para efetuar o pagamento dos dias parados dos funcionários da fábrica de São Bernardo que ficaram em greve por PLR (Participação nos Lucros ou Resultados). A montadora fez o desconto dos vencimentos dos trabalhadores horistas (da produção) e mensalistas (setor administrativo e produção que atuam em horário comercial).

O prazo foi dado pela liminar concedida pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) a contar de sexta-feira, informou a assessoria de imprensa do tribunal. A determinação se baseia num pedido encaminhado pelo sindicato. A Volkswagen informou que já foi comunicada sobre a decisão e tomará as medidas necessárias. A montadora não revelou quais serão essas iniciativas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;