Memória Titulo
Hoje é o dia de um cúmplice dos fatos
Ademir Medici
08/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O Dia do Fotógrafo ou Dia Nacional da Fotografia é comemorado anualmente em 8 de janeiro.

O Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de janeiro, considerada a data que a primeira câmera fotográfica chegou no Brasil, em 1840. No entanto, há algumas controvérsias sobre o dia exato, sendo que alguns consideram o dia 7 ou mesmo 16 de janeiro.

A primeira câmera fotográfica se chamava Daguerreótipo, inventada por Louis Jacques Mandé Daguérre e apresentada ao mundo em 19 de agosto de 1839, na Academia de Ciências da França, em Paris.

O Dia Mundial da Fotografia é celebrado em 19 de agosto em homenagem a este acontecimento.

Fonte: do blog calendarr.

Como esquecer João Colovatti

No Dia do Fotógrafo apresentamos o time dos repórteres-fotográficos do Diário. Esses profissionais, do mais alto gabarito, estão com vocês diariamente, ora em alto estilo, cobrindo acontecimentos políticos, sociais, econômicos; ora suados e molhados registrando as inundações cíclicas que atingem as sete cidades locais, por exemplo.

Em quase 59 anos de história, o Diário teve grandes fotógrafos. Para citar um, João Colovatti, uma unanimidade. Mas o que dizer de Pedro Martinelli, um andreense que começou aqui na Redação e hoje é um nome nacional e internacional pelo seu trabalho na Amazônia, com vários livros publicados.

E por falar em livros, recordamos de um, lançado por ocasião dos 25 anos do Diário, em 1983, com apresentação de Fausto Polesi, diretor de Redação, e Manuel Reis, que escrevia sobre fotografia e do qual extraímos o título da Memória de hoje – o tal ‘Cúmplice dos fatos’.

Em 78 páginas, são publicadas neste livro-catálogo 60 fotos de 36 repórteres-fotográficos que entre 1958 e 1983 atuaram no Diário.

Histórias: são muitas. Neste Dia do Fotógrafo, lembramos uma: João Colovatti já se aposentara quando foi convidado por um antigo subordinado seu, o hoje professor Carlos Peter Fill, para uma palestra. A princípio, recusou-se. Mas lá foi o querido Colovatti, bem barbeado, de paletó e camisa social.

A palestra começara. Peter tinha quase certeza que Colovatti não se deslocaria de Santo André para São Paulo para assisti-lo. E não é que o querido Colovatti compareceu! Peter, ao vê-lo chegando todo tímido, se emocionou. Interrompeu a fala, lágrimas nos olhos, para apresentar à assistência o seu mestre. João Colovatti, “com dois tês”, mestre de todos nós, ídolo da atual equipe dirigida por Ari Paleta e que vai aqui retratada neste dia especial.

Aos atuais fotógrafos do Diário, uma confidência: toda vez que saio com um de vocês para uma cobertura, lembro do João Colovatti. E faço uma revelação – que vocês já conhecem: João vive, nas páginas da coleção do Diário e nos negativos arquivados pelo Banco de Dados. Imagens vivas e atuais de sua autoria e que documentam este Grande ABC velho de guerra e que não se limitam ao território local. Colovatti registrou boa parte do Brasil, em especial quando dos jogos do Santo André e Corinthians, o Timão – pois João era corintiano e ramalhinho. Graças a Deus.

News Seller há 50 anos

Domingo, 8 de janeiro de 1967 – ano 9, edição nº 453

Santo André – Melhoria para o bairro Santa Terezinha.

Viaduto sobre os trilhos da Santos-Jundiaí.

Em 8 de janeiro de...

1917 – Removido, a pedido, José Pedro Cardoso da Silva da escola da cidade de Anhembi para a escola noturna de adultos de Ribeirão Pires, no Município de São Bernardo.

A guerra. Do noticiário do Estadão: aumento da atividade da artilharia germânica.

1972 – José Zanolli assume a presidência do Clube de Campo ABC, em Santo André.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 8 de janeiro de 1987 – ano 29, edição nº 6335

Manchete – Inflação deve elevar o salário mínimo a Cz$ 964.

Diadema – Projeto Cura (Comunidade Urbana de Recuperação Acelerada) beneficiará o Jardim Campanário.

Informática (Ivone Santana) – Indústria têxtil investe na renovação tecnológica.

Futebol – Mundialito de Futebol Sênior: na Vila Belmiro, Brasil 0, Uruguai 0.

Voleibol – Noite de estreia no Ginásio Pedro Dell’Antonia: Isabel, do vôlei carioca, vai vestir pela primeira vez a camisa número 7 da Pirelli no amistoso contra a Supergasbrás.

Polícia – Presos em Mauá os marginais que degolaram três traficantes na região.

Santos do Dia

Neste Domingo da Epifania, celebramos a manifestação de Cristo aos três reis magos. Guiado por “uma luz humilde, como faz parte do estilo do Deus verdadeiro”, o pequeno grupo bate à porta de Belém, avistando “o menino com Maria, sua mãe”.

Fonte: Solenidade da Epifania do Senhor – Padre Paulo Ricardo

São Severino

Teófilo

Apolinário de Hierápolis

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 8 de janeiro:

No Paraná, Bom Sucesso do Sul e Manoel Ribas.

Na Bahia, Caetanos.

No Maranhão, Tumtum.

Escola Amaral Wagner convida...

Estamos folheando o rico convite de formatura do Ginásio Estadual Amaral Wagner, de Utinga, Santo André. A formatura da turma de 1961 estava marcada para janeiro e fevereiro de 1962. Há 55 anos, o convite circulava na cidade.

Hoje, a segunda lista de bacharelandos:

Daiytiro Akamini, Degaule Cei, Diva Maria Picca, Douglas Piccolo.

Edmir de Azevedo Cleto, Edmundo Epifânio Dias, Elizabeth de Nicolai, Elza Ueda.

Flavio Tessuti.

Geni Xavier.

Ilza Lacivita.

Jaime Rubinstein, Jalmiro Magri de Menezes, João Batista Rezende de Souza, João Garcia, Jorge Junzi Okubaru, José Adario Millani.

Acervo: Douglas Piccolo

Continua...




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;