Economia Titulo
FMI pede à América Latina distribuição mais justa de renda
Por Do Diário OnLine
30/04/2003 | 12:40
Compartilhar notícia


O Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendou aos governos dos países da América Latina que promovam uma distribuição mais eqüitativa de riqueza. O diretor-gerente do Fundo, Horst Köhler, declarou na terça-feira, durante o Conselho das Américas, em Washington, que é urgente que sejam resolvidos os problemas sociais e de governabilidade na região. “É preciso implementar uma agenda de crescimento com eqüidade social”, afirmou.

Köhler disse que a corrupção continua sendo o ‘câncer’ da região e o maior obstáculo para um crescimento que beneficie todos os cidadãos, segundo a rede britânica BBC. O dirigente do FMI recomendou aos governos latino-americanos que melhorem suas economias, fortaleçam suas instituições e combatam as desigualdades sociais e a corrupção para superar os problemas.

Embora tenha ressaltado tais obstáculos, Köhler afirmou que apóia as políticas implementadas e que se “profundamente otimista” com a região.

Em relação ao Brasil, ele disse o mercado já reflete a mudança de percepção em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e prova disso foi a captação no mercado internacional de cerca de US$ 1 bilhão em bônus da dívida. “É outro sinal positivo de que o fortalecimento das políticas macroeconômicas do novo governo começou a dar seus frutos”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;